![Toyota Tundra TRD Pro [divulgação] Toyota Tundra TRD Pro [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/toyota_tundra_trd_pro_crewmax_7_edited-990x556.jpg)
Ainda que no Brasil tenhamos somente a Hilux, a Toyota é uma tradicional fabricante de picapes. Lá nos EUA eles apresentaram a nova geração da Tundra, a caminhonete grande da marca. Ela concorre diretamente com RAM 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado, mas sem parecer uma Hilux que foi para a academia, mas que infelizmente não vem ao Brasil
Pela primeira vez desde 1997, a Toyota Tundra não tem mais motor V8 como opção. E isso é algo bom, visto que o modelo anterior era conhecido por ser um ávido frequentador dos postos de gasolina. Como substituição, a marca japonesa agora oferece dois tipos diferentes de V6 a gasolina, sendo um eletrificado.
As versões de entrada têm à disposição o 3.5 V6 biturbo de 390 cv e 66,2 kgfm de torque, enquanto os modelos mais caros vão com o i-Force Max 3.5 V6 de 438 cv e 80,6 kgfm. Essa nova opção é híbrida, por isso conta com força extra. Entretanto, independentemente da motorização escolhida, o câmbio é um automático de dez marchas.
![Toyota Tundra TRD [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/toyota_tundra_trd_sr5_crewmax_9_edited-750x450.jpg)
Duas partes
A nova geração da Toyota Tundra será oferecida com dois tipos de cabine. Nessa geração a versão cabine simples foi retirada de linha, sobrando apenas a Double Cab e a CrewMax. Na Double Cab, apesar de ser a tradução literal para cabine dupla, ela na verdade é uma cabine estendida. Conta com duas fileiras de bancos, mas as portas traseiras tem abertura ao contrário (topo suicida).
Já a Tundra CrewMax é a cabine dupla tradicional que estamos acostumados no Brasil, com quatro portas de abertura regular. As duas versões têm caçamba com 1,99 m de comprimento como padrão. Na Double Cab há opção de caçamba longa de 2,47 m, enquanto a CrewMax tem variante caçamba curta de 1,67 m.
Parrudona
Visualmente é uma verdadeira revolução entre a geração anterior e a atual da Toyota Tundra. Com zero referências vindas da Hilux, elas até parecem feitas por marcas diferentes. A dianteira tem como destaque a gigantesca grade frontal trapezoidal. Cada versão tem desenho interno diferente, mas todas trazem LEDs auxiliares na parte inferior.
Os faróis são full-LED nas versões mais caras e trazem formato em T. Há uma abertura de ar logo abaixo deles, o que ajuda a picape a ter uma cara ainda mais agressiva. Coluna A pintada em preto é algo pouco visto nas picapes desse tamanho, ainda mais combinado a frisos cromados na parte inferior da janela.
Na versão TRD Pro, o sobrenome é o que decora a tampa da caçamba. Ela conta ainda com elementos pretos no para-choque traseiro e na parte superior da caçamba. Suspensão elevada e reforçada é acompanhada por capô exclusivo mais robusto, rodas pretas e suspensão elevada.
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