Para oferecer aos clientes preocupados com o meio ambiente, a Toyota criou 10 protótipos da Hilux movida a hidrogênio. A caminhonete média não quer ser abastecida com combustível fóssil e nem eletricidade. Os protótipos contam com a tecnologia do sedã Mirai e trazem destaques.
A matriz da montadora japonesa na Grã-Bretanha foi a responsável pelo projeto. Ele foi revelado no fim de 2022 e o primeiro protótipo de todos foi apresentado no segundo semestre do ano passado. Das 10 caminhonetes com esta tecnologia, cinco são destinadas aos estudos de campo e o restante será utilizado como demonstração para clientes e a mídia.
Um dos planos da Toyota é mostrar a Hilux a hidrogênio durante os próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris deste ano. A caminhonete equipada com esta tecnologia tem visual parecido com o da versão a combustão. Segundo o portal Carscoops, a Hilux a hidrogênio tem 5,32 m de comprimento e foi criada em cima da versão de cabine estendida.
Magia está debaixo do capô
O projeto conta com um motor elétrico instalado no eixo traseiro. Este propulsor rende 180 cv e 30,5 kgfm de torque e a tração é traseira. Como é um motor leve, segundo a montadora, a caminhonete movida a hidrogênio possui maior capacidade de reboque e de carga útil se comparada com uma caminhonete 100% elétrica. A autonomia é de 600 km entre os reabastecimentos.
A Toyota Hilux movida a hidrogênio tem também três tanques de hidrogênio de alta pressão integrado ao chassi. Eles possuem capacidade de 7,8 kg. O modelo conta ainda com uma pilha de células de combustível de eletrólito de polímero, capazes de produzir energia e as armazena em uma bateria de íons de lítio, também posicionada na parte de trás da caminhonete.
Essa tecnologia de células de combustível da Toyota está passando por diversos testes, afim de equipar os variados modelos do portfólio da fabricante. Sua terceira geração está em desenvolvimento e tem a previsão de equipar os modelos na linha de produção entre 2026 e 2027.
Segundo os executivos da marca, eles esperam que a Europa seja o maior mercado consumidor desta tecnologia de célula de combustível até 2030. Por enquanto, a Toyota Hilux movida a hidrogênio ainda não tem data de lançamento oficial confirmada e nem confirmação de vinda ao Brasil.
Já imaginou andar em uma caminhonete movida a hidrogênio? Teria um carro com essa tecnologia ou prefere os eletrificados? Conte nos comentários
>> BMW X3 reestilizado tem imagem vazada e parece castor bravo
>> McLaren é mais uma marca que pode se render aos SUVs
>> 5 carros que (quase) ninguém sabe como abrir o porta-malas