O suspense acerca do Toyota 4Runner acabou. A marca japonesa revelou como ficou o SUV off-road em sua linha 2025. Visual renovado, melhorias na lista de equipamento e na carroceria e até adoção de conjunto híbrido são seus destaques. O 4Runner 2025 chega para tirar a paz do Ford Bronco e do Jeep Wrangler.
Baseado na caminhonete Tacoma, o 4Runner usa de base a plataforma TNGA-F. Ela é vista em modelos de porte robusto e com pegada off-road da marca como a Tacoma e os SUVs Land Cruiser Prado e Sequoia. Desse modo, os carros podem ter tração nas quatro rodas em tempo integral, somente tração traseira ou tração nas quatro rodas por um determinado tempo. Com tração em duas rodas, os veículos ganharam diferencial de deslizamento e as versões 4WD trazem novo controle ativo de tração.
O Toyota 4Runner 2025 está 11,9 cm mais comprido, 5,1 cm mais largo e tem 6,1 cm a mais do que a linha 2024. Ele passou a medir 4,95 m de comprimento, 1,97 m de largura e o entre-eixos é de 2,84 m. Contudo, os ângulos de entrada de 32° e o de saída de 24°, são um pouco menores do que o modelo anterior. A altura em relação ao solo é de cerca de 23,3 cm deve ser maior nas versões mais caras TRD PRO e Trailhunter, as quais possuem suspensão exclusivas.
Híbrido que gosta de potência
O 4Runner 2025 será oferecido ao público norte-americano em 9 versões diferentes. SR5, TRD Sport, TRD Sport Premium, TRD Off-Road, TRD Off-Road Premium, Limited, Platinum, TRD PRO e Trailhunter. As variantes mais acessíveis possuem painel de instrumentos com tela de 7 polegadas e central multimídia de 8 polegadas. Todos saem de fábrica com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de farol alto, assistente de manutenção de faixa, leitor de placa de trânsito e mais itens.
Já as versões mais caras do Toyota 4Runner 2025 contam dispositivos de até 14 polegadas. O 4Runner Trailhunter tem ainda suspensão exclusiva, rack de teto funcional, amortecedores Old Man, pneus de 33 polegadas, barra de luz de 20 polegadas e mais equimentos. Debaixo do capô, o SUV off-road não tem mais a opção do motor 4.0 V6 movido a gasolina na linha 2025.
Agora, ele conta com o propulsor I-Force Max 2.4 turbo de 282 cv e 43,8 kgfm de torque com gasolina. Ele pode ter um motor elétrico de 48 cv. Juntos, rendem 330 cv e 64,3 kgfm. O câmbio é sempre automático de 8 marchas. Ele chegará às lojas nos próximos meses e não tem grandes chances de vir ao Brasil, para não fazer concorrência com seu irmão SW4. A marca japonesa não revelou seus preços oficiais da nova linha.
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