O futuro será elétrico?

Toyota, Subaru e Mazda se unem a favor do motor a combustão

A Toyota, a Mazda e a Subaru uniram suas expertises para melhorar seus motores a combustão antes de investir pesado na linha 100% elétrica

Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross XRE 2025 [Divulgação]

Mesmo com diversos projetos de carros com propulsão elétrica ou eletrificada, a Toyota, Subaru e Mazda se uniram em prol dos motores a combustão. As marcas japonesas irão compartilhar suas tecnologias e expertises, continuarão a serem rivais e prometem evoluir os propulsores a combustão até quando puderem.

A união das três montadoras já é “antiga”. O que acontece é que a marca dona do sedã médio Corolla possui 5% das ações da Mazda e ações da Subaru. Segundo os respectivos executivos, elas seguirão rivais em produtos, mas amigas para repassar seus conhecimentos. Cada uma das três fabricantes focará em atualizar seu próprio motor a combustão para inserir cada vez mais sutilmente um sistema eletrificado.

Todos os três motores novos possuem como meta ter tamanho reduzido, poder ser abastecido com qualquer tipo de combustível mais ecológico e diminuir ao máximo as emissões de gases poluentes. A Toyota focará na sua linha de propulsores de quatro cilindros em linha, a Subaru com seus motores Boxer e a Mazda com seus propulsores rotativos, segundo o portal Carscoops.

Futuro é híbrido?

Desse modo, os respectivos clientes das três montadoras vão possuir opções que melhor vão lhe atender. As três montadoras ainda focam no abandono dos combustíveis fósseis. Por isso, já estudam e testam projetos como os combustíveis sintéticos e até o hidrogênio líquido. Como seus motores a combustão serão atualizados, eles devem receber um sistema elétrico.

Assim, se tornarão híbridos. Por serem eficientes e até potentes, segundo os executivos da Toyota, Subaru e Mazda, os modelos equipados com esses novos propulsores privilegiarão também um desempenho notório. Na visão de Atsushi Osaki, CEO e presidente da Subaru, todas as indústrias japonesas possuem um desafio de alcançar uma sociedade neutra em carbono.

Mazda 2 Hybrid [divulgação]

Já para Koji Sato, CEO e presidente da Toyota, para ofertar aos atuais clientes diversas opções para diminuir ao máximo a emissão de carbono, é necessário querer evoluir os atuais propulsores. Por fim, Masahiro Moro, presidente e CEO da Mazda, pontuou que os clientes da marca continuarão a terem carros com desempenho emocionante e que a marca vai continuar desenvolvendo a tecnologia elétrica para equipar seus modelos.

O que você achou dessa união? Entre um carro a combustão e um elétrico, qual te atrai mais? Conte nos comentários


>> Ram 1500 V8 está com os dias contados no Brasil 

>> Volkswagen terá carro elétrico barato em 2027

>> Ford prepara caminhonete elétrica para corrida de montanha