A Toyota está participando da recente reunião do Grupo dos 20, a cooperação econômica internacional que reúne as maiores economias mundiais e que acontece em Foz do Iguaçu, no Brasil. Durante o evento, a marca japonesa está apresentando aos convidados projetos automotivos que utilizam o biocombustível e outros planos acerca da descarbonização.
Em seu estande, a montadora mostra projetos focados no desenvolvimento de tecnologias limpas e na promoção de economia mais sustentável. Seus representantes ainda mostram as experiências com seus automóveis híbridos flex como uma alternativa para descarbonizar cada vez mais o meio ambiente.
Ela disponibiliza para a frota do evento, cerca de 30 modelos híbridos flex da linha Corolla e Corolla Cross. A Toyota ainda promove debates e palestras em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As conversas tem como objetivo mostrar como o etanol pode ajudar na descarbonização.
Híbrido plug-in flex e novidade para o Brasil em 2025
Segundo Rafael Chang, CEO da marca para a América Latina e Caribe, é por meio da experiência da matriz brasileira com o biocombustível, que a empresa quer contribuir para uma transição para uma mobilidade mais sustentável. Rafael disse que apenas a eletrificação nos carros não é suficiente para reduzir o aquecimento global.
Em sua visão, precisa haver uma abordagem integrada que aborde combustíveis sustentáveis e mais tecnologia para acontecer um processo de descarbonização. Pela primeira vez em solo brasileiro, a Toyota apresenta aos convidados um carro híbrido plug-in flex e o escolhido foi o Prius de nova geração.
Ele traz um motor a combustão flex, um motor elétrico e mais uma bateria para ser recarregada em tomada externa. Ela também exibe uma unidade da caminhonete média Hilux que usa como combustível o biometano. Ele é uma substância renovável e derivado do biogás e pode ser produzido a partir de qualquer matéria orgânica.
O biometano pode ser gerado a partir da cana-de-açúcar, por exemplo. Chang pontua que a produção de biocombustível pode ser expandida e criar um ecossistema de economia circular que não gere resíduos, maximize a produção e reduza a dependência dos combustíveis fósseis. Tudo isso serviria para criar um futuro mais sustentável.
Atualmente, a Toyota já vendeu globalmente mais de 23 milhões de unidades de veículos eletrificados e eles evitaram a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de C02 na atmosfera. Entre os modelos que se destacam nessa área, temos os SUVs RAV4 híbrido e híbrido plug-in, o Corolla Cross híbrido, o Corolla e o Prius híbridos e mais veículos.
Há pouco tempo, a fabricante dona do Yaris anunciou que estava investindo R$ 11 bilhões no Brasil. O dinheiro serviria para ampliar a capacidade de produção de suas instalações e criar novas soluções de mobilidade. O montante será destinado para o desenvolvimento de dois novos carros híbridos flex e o primeiro será compacto e com produção iniciada em 2025.
Uma das hipóteses é que se trate de versões do futuro SUV compacto Yaris Cross, que deve ser lançado no próximo ano. Para finalizar, Rafael afirmou que sua empresa acredita no potencial do Brasil de se destacar globalmente em relação a descarbonização e ser uma referência no uso do etanol e que tudo isso sirva para trazer maior progresso econômico, sustentável e social.
Você teria ou tem um carro eletrificado da Toyota na sua garagem? Conte nos comentários