Novidades

Toyota ainda vende picape de 1984 como 0km por R$ 334 mil

Mais cara que uma Toyota Hilux topo de linha, mas com muitos anos a mais na caçamba, Land Cruiser 70 Pick-up ganha série especial de 70 anos

Picape Toyota
Toyota Land Cruiser Pick-up 70th Anniversary Edition [divulgação]

Existem alguns carros que são verdadeiros matusalém. Aqui no Brasil, a Volkswagen Kombi durou décadas a mais do que deveria, mas existe também um Toyota que está durando além do tempo esperado. O Land Cruiser 70 é vendido em diversos países com o mesmo formato dos anos 1980 e ele conta até com uma picape que é mais cara que uma Hilux SRX.

Lançada na África do Sul, a Land Cruiser 70 Pick-up 70th Anniversary Special Edition celebra os 70 anos do icônico modelo que foi vendido no Brasil como Bandeirante. A picape, no entanto, parou no tempo e não muda de geração desde 1984. O preço é que chama atenção: 889.700 rands para a versão cabine simples e 943.100 rands para a cabine dupla.

Traduzindo em reais, isso significa R$ 314.882 no modelo duas portas e R$ 333.866 no caso da picape quatro portas. Apenas para efeito de comparação, a Toyota Hilux mais cara à venda no Brasil, a SRX, custa R$ 306.990. Mas ela tem algo que a Hilux não tem: motor V8.

Toyota Land Cruiser Pick-up 70th Anniversary Edition [divulgação]
Toyota Land Cruiser Pick-up 70th Anniversary Edition [divulgação]

V8 igual a um 4 cilindros

Debaixo do capô reside um antigo 4.5 V8 diesel com 205 cv e 43,9 kgfm de torque. Conhecido pela robustez, o motor de fato não entrega números modernos. Com um 2.8 quatro cilindros, praticamente metade do V8 da picape Land Cruiser, a Hilux consegue 204 cv e 50,9 kgfm de torque.

Toyota Land Cruiser Pick-up 70th Anniversary Edition [divulgação]
Toyota Land Cruiser Pick-up 70th Anniversary Edition [divulgação]
A velocidade máxima é de apenas 160 km/h e toda força anciã é controlada por uma transmissão manual de cinco marchas. Como virtude off-road, a picape Toyota conta com tração nas quatro rodas, diferencial dianteiro e traseiro, além de reduzida. O ângulo de entrada de 33° e o de saída de 27° ajudam na hora de encarar trilhas.

Com 5,24 m de comprimento, a picape Land Cruiser é 8 cm mais curta que a Hilux. Contudo, consegue carregar até 1.005 kg em sua caçamba. Entre as inovações tecnológicas para um carro de 1984 está a central multimídia de 6,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado é manual com seletores de arrastar, como não visto desde o fim dos anos 1980.

Toyota Land Cruiser Pick-up 70th Anniversary Edition [divulgação]
Toyota Land Cruiser Pick-up 70th Anniversary Edition [divulgação]

>>Toyota planeja esportivo com motor 1.0

>>Hilux Hybrid será vendida no Brasil com produção na Argentina

>>Nova picape da Toyota tem fila de espera de um ano e meio