Imagina um Toyota GR elétrico?

Toyota não terá esportivos elétricos da GR tão cedo

Para o executivo da Gazoo Racing, um Toyota esportivo raiz 100% elétrico não está nos planos iniciais a curto prazo

GR-Yaris
Toyota GR-Yaris [Divulgação]

O futuro será eletrificado para os carros. A prova disso é a alta quantidade de carros elétricos e híbridos já presentes hoje e os projetos que estão em andamento. Contudo, a Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, afirmou que continuará a produzir motores a combustão até que eles sejam totalmente proibidos.

Em uma entrevista com a equipe do portal Car Expert, o presidente da divisão esportiva, Tomoya Takahashi, revelou que a Gazoo Racing não possui planos a curto prazo para um carro elétrico esportivo. Ele disse que sua marca utilizará os motores a combustão até quando puderem e que esses propulsores não são ruins. Para ele, o problema maior é o carbono.

Desse modo, o público ainda pode esperar por carros como os Toyota GR Supra, GR Corolla, GR Yaris e outros com este tipo de propulsão debaixo do capô. Uma das saídas que Tomoya apontou para o futuro é a adoção da tecnologia híbrida. Na visão do executivo, este conjunto eletrificado pode reduzir de forma notória as emissões de gases poluentes e atender às rígidas normas governamentais.

[divulgação]

Lançamentos a combustão estão em estudos

Durante o Japan Mobility Show do ano passado, a Toyota e a Gazoo Racing apresentaram o conceito esportivo FT-Se. Ele é um cupê com pegada esportiva que leva duas pessoas, tem dois motores e tração nas quatro rodas. Como ele é esportivo, seu 0 a 100 km/h seria cumprido em 3 segundos. Em entrevista com o portal Inside EVs, Hideaki Lida, gerente de projetos da GR Design Group, o esportivo a combustão deve aparecer mais pra frente. Já sua versão elétrica nem foi cogitada.

Mas, se virá, deve dar às caras um pouco mais para frente. Por enquanto, os executivos da empresa especializada em esportivos estão estudando aplicar a caixa de câmbio automático de uma embreagem ao atual Toyota GR Corolla. O hot hatch médio é ofertado apenas com transmissão manual. Assim, a oferta da transmissão automática pode atrair mais clientes e trazer mais lucro para as empresas japonesas.

[divulgação]

Você acha que o futuro será apenas de carros elétricos? Andaria em um carro esportivo elétrico? Conte nos comentários


>> SUVs da Jeep são oferecidos com até R$ 15 mil de desconto

>> BYD Song Pro começa a desembarcar no Brasil

>> BMW confirma o lançamento da nova R 12 para o Brasil