Depois de revelar que vai fechar sua planta de Indaiatuba, no interior de São Paulo, a Toyota já começou a trabalhar em sua nova fábrica brasileira. Na verdade, se trata de uma expansão de terreno em relação à planta de Sorocaba, também no interior de São Paulo. Nesse novo espaço, a marca japonesa vai fabricar dois carros híbridos flex e um deles é a rival da Fiat Toro.
O que acontece é que já existe uma instalação em Sorocaba e agora um novo espaço está sendo aberto. Nele, vão haver setores como funilaria, estamparia e a própria produção de veículos. Os médios Corolla e Corolla Cross passarão a serem produzidos no novo local e a caminhonete intermediária supostamente batizada de Stout também será fabricada na nova planta.
Já a produção de motores segue na instalação de Porto Feliz, outra cidade do interior de São Paulo, e que fica perto do novo espaço. A nova fábrica da Toyota deverá gerar cerca de dois mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos até o fim desta década. Essa nova planta faz parte do pacote de R$ 11 bilhões que serão investidos em solo brasileiro até 2030.
Não é nada pequeno
Somente para ter uma noção de espaço, a nova instalação da montadora dona do Yaris equivale a 40 campos de futebol, tendo 400 m². O próximo SUV que a marca estreará por aqui será o Yaris Cross. O futuro rival do Peugeot 2008 e Hyundai Creta vai ser produzido na linha de montagem já existente de Sorocaba. Ele usará a plataforma TNGA, que é derivada daquela usada pelo Corolla.
Sua chegada será em meados de 2025. Ele terá versões mais baratas equipadas com o motor 1.5 aspirado flex de 110 cv e 14,9 kgfm de torque, o mesmo do hatch e sedã compactos e rivais do Hyundai HB20. Mas, as variantes mais equipadas serão híbridas convencionais. Elas não precisarão de recarga externa e usarão o motor 1.5 aspirado, motores elétricos e mais uma bateria.
A expectativa é que este conjunto seja flex. Por sua vez, a futura caminhonete intermediária e rival direta de Ram Rampage, Ford Maverick, Fiat Toro e companhia será produzida já na nova fábrica da Toyota. Nas variantes mais baratas, ela terá o motor 2.0 Dynamic Force com ciclo Otto de 175 cv e as mais caras deverão ser híbridas plug-in flex.
Chamada internamente de projeto 150D, a picape estreará o conjunto eletrificado flexível no Brasil. Ela já tem diversas peças sendo fabricadas por aqui. Provavelmente, ela terá o motor 2.0 Dynamic Force de ciclo Atkinson de injeção variável com cerca de 152 cv e mais um motor elétrico. Juntos, os propulsores terão potência nos arredores de 220 cv.
É provável que ela use uma bateria de íons de lítio de 13,6 kWh.A carroceria será do tipo monobloco com estreia prevista para ocorrer em 2026.
O que você achou dessa história? Está ansioso para conhecer a nova caminhonete intermediária da Toyota? Conte nos comentários