Os carros elétricos pareciam coisa do futuro, mas não mais. Agora, as montadoras preparam modelos 100% elétricos em todas as categorias. De olho nos rivais, a Toyota já confirmou quando vai começar a produzir a Hilux elétrica. Poucos detalhes foram revelados até agora, o que aumenta o suspense. Contudo, sua produção já foi confirmada e começará em breve.
A montadora japonesa confirmou que a partir de 2025, a Hilux elétrica começará a ser produzida em larga escala. Inicialmente, a planta da Tailândia ficará responsável por toda a produção. O que acontece é que esta região é uma das que mais compra as caminhonetes de porte médio, já que elas servem tanto para lazer quanto trabalho.
Mas, segundo informações apuradas pelo portal Reuters, a Toyota já cogita exportar a Hilux elétrica para outros mercados, talvez até o Brasil. Por enquanto, detalhes técnicos ainda não foram revelados, só que a caminhonete elétrica será baseada no protótipo Hilux Revo BEV, que foi apresentado em 2022. O conceito apresentado tinha cabine simples tração 4×2 e caçamba alongada.
Preocupação assombra engenheiros
O vice-presidente executivo da Toyota Motor Asia afirmou em entrevista ao portal que ele e sua equipe estão preocupados com os detalhes técnicos da caminhonete. Pras Ganesh contou que para que a Hilux elétrica tenha uma autonomia ideal, será necessário a instalação de baterias maiores e isso acarreta em um peso maior em toda a carroceria. Dessa forma, a capacidade de carga será duramente afetada, o que justamente preocupa os executivos.
Até o momento, a Toyota apenas revelou que a Hilux elétrica terá cerca de 200 km de autonomia. O mesmo portal estrangeiro contou recentemente que a Toyota testa algumas unidades da caminhonete elétrica nas ruas tailandesas antes de iniciar a produção em larga escala. Nesses testes, as Hilux elétricas são equipadas na caçamba com bancos, assim podem transportar pessoas ou cargas. O intuito é saber como o modelo se comporta com carga na caçamba.
Ainda tem mais testes a serem feitos até a Hilux elétrica ter sua produção iniciada. Até lá, mais informações acerca dos detalhes técnicos devem ser reveladas do modelo. Quando ela chegar, uma das suas principais rivais no mercado será a BYD Shark na variante 100% elétrica, a qual já é estudada para ser lançada. A Toyota ainda não revelou se a Hilux elétrica virá ao Brasil.
Como será que anda a Hilux elétrica? Teria uma caminhonete média 100% elétrica na sua garagem? Conte nos comentários
>> Exclusivo: Fiat estuda Strada Cabine Simples com motor turbo
>> Flagra: Hyundai Creta reestilizado é visto em testes em São Paulo
>> Honda Civic ganha visual esportivo e conjunto híbrido com 200 cv