Com planos de eletrificar toda a sua linha de modelos até 2030 (exceto modelos GR), a Toyota terá Hilux Hybrid e SW4 Hybrid em breve. A dupla de utilitários da marca receberia, em tese, motores híbridos somente na próxima geração, mas a Toyota oferecerá a opção mais econômica já em 2022.
Segundo o site filipino Autoindustriya, a Toyota prepara a versão híbrida diesel do SW4 para 2022. Por lá chamado de Fortuner, o modelo será lançado em 2022 entre abril e junho. Ao contrário de Corolla e Corolla Cross, que usam motor híbrido flex, o SUV grande terá motores elétricos associados a um propulsor diesel.
Diesel Hybrid
A Toyota trabalha na eletrificação dos motores da família GD turbo diesel. As opções disponíveis hoje são o 2.4 quatro cilindros ou o 2.8 quatro cilindros usado no Brasil. Um desses motores receberá dois ou três propulsores elétricos e um conjunto de baterias para reduzir o consumo de combustível.
Ainda que o site aponte para o SW4 e para a minivan Innova como únicos beneficiários da eletrificação, não fica difícil transportar a tecnologia para a Hilux. Afinal, o trio usa a mesma plataforma e diversos componentes mecânicos. O uso do sistema híbrido da Hilux também reduzirá os custos globais de construção e desenvolvimento da tecnologia.
Afinal, a Hilux é um produto global. Ela só não é oferecida na América do Norte por causa da Tacoma. Já o SW4 e a Innova são comumente vistos na região da Ásia. A exceção é o SW4 aqui no Brasil e na América Latina.
Resta saber se a Toyota do Brasil investirá nas versões Hybrid de SW4 e Hilux produzidos na Argentina já nessa geração. Ou se a marca esperará mais uma renovação para introduzir a eletrificação na dupla.
>>Corolla Cross já é um dos SUVs mais vendidos do Brasil
>>Toyota prepara dois novos SUVs gigantes de 8 lugares
>>Yaris: Toyota vende oito carros totalmente diferentes com o mesmo nome