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Segunda geração do Toyota 86 é apresentada ainda longe dos brasileiros

Desde que a Toyota apresentou o esportivo 86, os brasileiros anseiam por sua chegada por aqui. Mas isso dificilmente acontecerá

Toyota GR 86 [divulgação]
Toyota GR 86 [divulgação]

Pouco tempo depois da Subaru revelar o novo BRZ, chegou a vez da Toyota apresentar o irmão de outra marca. Antes chamado de GT86 ou apenas 86, o esportivo passa a usar a nomenclatura GR 86. Isso se deve à incorporação do modelo à família Gazoo Racing, acompanhado de GR Supra e GR Yaris.

Evolução da geração anterior, o novo Toyota GR 86 tem visual moderno e quase todo compartilhado com o BRZ. Todas as chapas metálicas são idênticas entre o Subaru e o Toyota: na prática o que muda são apenas detalhes.

Os faróis do GR 86 têm desenho interno diferente com filete de LED diurno menor que o do BRZ. Além disso, o para-choque do Toyota tem entrada de ar maior com visual invertido em relação ao Subaru. A fenda lateral é menor e lembra a usada no Corolla.

Toyota GR 86 [divulgação]
Toyota GR 86 [divulgação]
A traseira apresenta lanternas pequenas interligadas por um friso preto. Aqui o desenho do BRZ e do GR 86 é idêntico, incluindo o para-choque com saída dupla de escape. A cabine apresenta visual moderno, mas com algumas soluções mais old-school para alegria dos puristas.

Exemplo está no fato de ele ter comandos físicos para o ar-condicionado e freio de mão por alavanca. Além disso, o painel de instrumentos, apesar de digital, tem mostradores bem marcados. Novo volante e bancos com abas laterais mais altas marcam a cabine renovada do GR 86.

Toyota GR 86 [divulgação]
Toyota GR 86 [divulgação]

Pouca potência, muita diversão

Com apenas 1.270 kg, o esportivo da Toyota não precisa de muita potência para divertir. São 235 cv e 25,5 kgfm de torque enviados todos para a traseira. Eles são providos por um motor 2.4 quatro cilindros aspirado. Graças às mudanças feitas pela engenharia da marca, ele está 1,1 segundo mais rápido na prova dos 0 a 100 km/h em relação à geração anterior. Agora são necessários 6,3 segundos na prova.

A Toyota oferece duas opções de transmissão: manual de seis marchas ou automática com o mesmo número de relações. Nos modelos sem pedal de embreagem, há frenagem autônoma de emergência e alguns outros sistemas de auxilio para evitar acidentes.

Toyota GR 86 [divulgação]
Toyota GR 86 [divulgação]
Tal qual a geração anterior do Toyota 86, o GR 86 não tem planos de ser vendido no Brasil, infelizmente.

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