Nada de lerdeza por aqui

Toyota está desenvolvendo motor 2.0 turbo de 590 cv

Desde o começo do ano, a Toyota se uniu com a Mazda e a Subaru e está desenvolvendo novos motores e agora eles ganharam mais detalhes

Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]

A Toyota segue firme e forte no desenvolvimento de novos motores a combustão, tanto é que novas informações acerca do futuro propulsor 2.0 turbo já circulam na mídia japonesa. Por lá, os rumores são que ele terá mais de 590 cv, não ter união com conjunto eletrificado, ele pode ter sistema 4WD e equipar um novo esportivo.

Segundo informações reveladas pelo portal Carscoops, este novo motor será um 2.0 turbo de 592 cv em uma versão mais potente. Outros dois propulsores mais comedidos, um de 395 cv e 56 kgfm de torque e outro de 296 cv e 40,7 kgfm. Ainda não há informação concreta de quais futuros carros tanto da Toyota quanto da divisão Gazoo Racing podem ser equipados com esses propulsores.

Quem adiantou mais detalhes foi a equipe do Best Car. O propulsor 2.0 deverá equipar modelos de corrida, aqueles voltados para competições. Já os mais comedidos devem estar presentes em carros voltados ao público. Os automóveis mais cotados para receberem essa nova linha de motores são o futuro substituto do Celica e o esportivo renascido MR2.

Toyota Celica [divulgação]
Toyota Celica [divulgação]

Tem outras japonesas no meio da história

Existe a expectativa de criação do MR2 GRMN e ele teria o motor 2.0 turbo e mais a tração GR-four 4WD. O futuro lançamento poderia ter a opção de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades, assim como os hot hatches GR Corolla e Yaris.

Mas, essa história da Toyota estar desenvolvendo novos motores a combustão 1.5 e 2.0 já é um pouco antiga. Desde o começo do ano, ela é aliada da Mazda e da Subaru na criação deste tipo de propulsores.  Esses motores serão mais eficientes, potentes, podem ser abastecidos com combustível alternativo e até ganharem a tecnologia híbrida.

Toyota, Subaru e Mazda
Executivos da Toyota, Mazda e Subaru [Reprodução]

A ideia principal dos executivos da marca dona do sedã médio Corolla é que o futuro propulsor 2.0 substitua o atual 2.4 turbo, entregue mais potência e seja mais econômico. Como ele pode possivelmente receber combustível neutro, poderá atender facilmente as rígidas normas de emissões de gases poluentes impostas no mundo afora. A vinda ao Brasil dos novos motores não foi confirmada.

O que será que a Toyota está preparando? Conte nos comentários