Para tentar voltar a se destacar no ramo de carros eletrificados, a Toyota está preocupada com o desenvolvimento de uma nova bateria. O dispositivo conseguiria reduzir o preço de produção dos carros e ela também está desenvolvendo um novo sistema de condução semiautônomo parecido com o da Tesla. Todas as novidades devem equipar os carros vendidos pela marca na China já no ano que vem.
Segundo o portal Inside EVs, a joint venture entre a Toyota e a Guangzhou Automobile Group, ou GAC, vai produzir um SUV que tenha esses recursos de pilotagem. Ele será o primeiro carro a contar com tal inovação. Nas expectativas dos executivos da montadora, o novo sistema de condução já poderá ser implantado a partir de 2025.
Entre os recursos que o novo carro desenvolvido pela Toyota e sua marca parceira estão um que o motorista quase não precisa intervir na hora de passear pelas estradas, um outro dispositivo que quase não precisa de auxílio humano nas cidades e até um equipamento que é 100% robotizado e ativado na hora de estacionar o modelo. A empresa Momenta Global é quem cuidará dos funcionamentos desses recursos.
Bateria que vai deixar carro eletrificado mais barato
O ano de 2025 para os modelos eletrificados da Toyota será bastante importante. A fabricante está de olho no desenvolvimento desses recursos de condução semiautônoma e também cuida de uma nova bateria. Ela vai utilizar componentes como lítio-ferro-fosfato.
Sua produção está bem adiantada, pois os executivos estão esperançosos que ela passe a equipar os futuros lançamentos entre os anos de 2026 e 2027. Segundo eles, essa nova bateria ajudará na redução de até 40% do custo de produção dos carros elétricos. Ou seja, se aqui vai haver uma redução, o preço final do modelo também deve ter uma queda notória.
Os valores foram tomados em conta em relação ao que a Toyota gasta atualmente na hora de fabricar o SUV bZ4x, que é o primeiro SUV 100% elétrico da marca a ser produzido em larga escala. A chegada de tais novidades ao mercado brasileiro ainda não foi confirmada.
Será que essas novidades vão equipar os futuros lançamentos da Toyota por aqui? Conte nos comentários