.single-post figure figcaption{display:block !important;}

O momento não é esse

Toyota diz que não é a hora de fazer um Yaris elétrico para brigar com o BYD Dolphin

Foco da Toyota com carros elétricos é em segmentos que estão crescendo rápido, o que não é o caso de modelos com porte de Yaris e BYD Dolphin

Toyota Yaris branco de frente
Toyota Yaris [divulgação]

Dado o sucesso global do BYD Dolphin, muitas marcas chinesas e internacionais estão correndo atrás do hatch elétrico da marca que constrói seus sonhos. Contudo, para a Toyota, ainda não é a hora de fazer um rival para ele e para o GWM Ora 03. Um Yaris elétrico virá no futuro, mas esse não é o momento, aponta a japonesa.

De acordo com Andrea Carlucci, diretor de marketing e desenvolvimento de produto da Toyota Europa, em entrevista à revista Autocar, “o momento certo vai vir [de produzir um rival para o BYD Dolphin], mas não é a hora agora. Essa é a ideia, mas agora, não é algo que estamos discutindo”.

Ou seja, não há nada no horizonte, no momento, que indique que a Toyota vai investir em carros compactos elétricos. O foco da marca, depois de muita resistência quanto à eletrificação total, é em outro lado. Andrea contou que a Toyota vai investir em “segmentos de rápido crescimento”.

Toyota Yaris branco de traseira
Toyota Yaris [divulgação]

Além disso, o executivo completou dizendo que “para nós, é tudo sobre o caro certo, o lugar certo e a hora certa. E, no momento, a expansão que você está vendo é nos segmentos certos na Europa”. Especificamente estamos vendo a marca investir em SUVs elétricos de porte médio e compacto.

Investimento no topo do segmento

Atualmente, a Toyota conta com o bZ4X (recentemente atualizado), apresentou o SUV cupê C-HR+ e também o compacto Urban Cruiser, feito em parceria com a Suzuki. Só que se você achou o nome do primeiro modelo bizarro (e ele é), pode ficar tranquilo que essa política de batismos vai mudar na Toyota.

Toyota Yaris branco de frente
Toyota Yaris [divulgação]

Ao ser quesitonado sobre os futuros modelos elétricos da marca, Carlucci revelou que “vamos usar nomes familiares dos nossos carros atuais”. Isso se relfetiu no C-HR+, que é um SUV totalmente elétrico e que não compartilha nada com o C-HR a combustão, a não ser o fato de também ser um SUV cupê. 

Ainda não ficou claro se a alcunha “+” será usada para todo elétrico. Com isso, o futuro rival do BYD Dolphin deve ser chamado de Toyota Yaris+ e, quem sabe, o futuro não aguarda um Corolla+?

Toyota Yaris [divulgação]

Você acredita que a estratégia da Toyota para carros elétricos vai funcionar? Conte nos comentários.