A família Toyota Corolla irá crescer. O sedan e o SUV Corolla Cross em breve terão uma picape para completar a linha. Embora a fabricante não fale sobre a nova picape intermediária híbrida flex plug-in de forma oficial, ela deu algumas pistas sobre a novidade para uma convenção com concessionários do grupo.
O nome ainda foi divulgado. Talvez não tenha sido sequer definido. Mas há grandes chances de a Toyota aproveitar o sucesso e a força do nome Corolla para batizar a picape. Isso quer dizer que podemos ter o Corolla (sedan), o Corolla Cross e a Corolla Picape. Ainda é estranho pronunciar esse nome acompanhado de um artigo feminino, mas acho que vamos nos acostumar com a prática.
A previsão de chegada do modelo foi uma das poucas informações compartilhadas na convenção. De acordo com a Toyota, a picape do Corolla estrará em 2027 no mercado brasileiro. O Corolla de caçamba vem para brigar com a líder do segmento Fiat Toro e também coma Ram Rampage, Ford Maverick e inclusive com a Renault Niagara, que pode até não se chamar Niagara, mas vamos usar esse enquanto não temos o nome oficial.
A plataforma da caminhonete será a TNGA-C, a mesma usada no Corolla e Corolla Cross. Além disso, o modelo só terá opção de cabine dupla, assim como as concorrentes. Sendo assim, quem quiser uma picape cabine simples da fabricante japonesa terá que recorrer a Hilux.
A Toyota Corolla picape será produzida na fábrica da marca em Sorocaba (SP). Inclusive, vale citar que se trata de um projeto desenvolvido no Brasil e que faz parte do investimento de R$ 11 bilhões da fabricante no mercado brasileiro até 2030.
O que já sabemos da motorização da Toyota Corolla picape
A Toyota não confirmará tão cedo o motor da picape do Corolla. Mas considerando que o modelo será lançado só em 2027, que será uma picape híbrida PHEV e que usará a plataforma TNGA-C, podemos apostar no motor 2.0 Dynamic Force aspirado. Pois, especificamente essa plataforma costuma ser combinada a este motor em modelos híbridos plug-in. Um exemplo é a nova geração do Prius.
Só que na picape ele funcionará em ciclo Atkinson e não em Otto. Esse motor entrega 152 cv e 19,4 kgfm de torque. Ele é combinado ao motor elétrico de 163 cv. A potência combinada é de 223 cv com gasolina. Com isso, a Toyota Corolla picape é mais potente até que a Fiat Toro quando receber o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv da Ram Rampage ano que vem.
O câmbio será o e-CVT de transmissão continuamente variável. A bateria será de íons de lítio de 13,6 kWh recarregável com capacidade para rodar até 50 quilômetros no modo totalmente elétrico. A Toyota Corolla picape também terá versões apenas a combustão, nesse caso ele deve pegar o motor 2.0 de 175 cv e 20,8 kgfm de torque emprestado do irmão Corolla Cross.
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