![Toyota Fiorino? [Auto+ / João Brigato] Toyota Fiorino? [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Toyota-Fiorino_edited-990x556.jpg)
A Toyota já percebeu que, para economizar dinheiro no desenvolvimento de novos carros em nichos de mercado, é melhor recorrer a um parceiro. Fez isso com o Supra feito junto da BMW e já se tornou uma constante com a divisão indiana da marca que recorre a modelos da Suzuki. Mas agora a parceria com Peugeot e Fiat por causa da Stellantis vai crescer.
Toyota e Stellantis assinaram um acordo de cooperação para que a marca japonesa possa vender mais um modelo comercial desenvolvido pelo grupo liderado por Peugeot e Fiat. Atualmente a Toyota tem dois modelos que não passam de variantes levemente reestilizadas e rebatizadas dos modelos do grupo franco-italiano. Mas o acordo passará a três.
O namoro entre Toyota e PSA começou com a ProAce em 2013 e que está em sua segunda geração desde 2016. Ela é a versão Toyota das vans Peugeot Expert e Citroën Jumpy, vendidas no Brasil, mas que também tem como irmãs a Opel/Vauxhall Vivaro e a Fiat Scudo. Versões luxuosas de passageiros desses modelos tem outro nome, exceto da Toyota.
Contudo, para 2024 um novo modelo Toyota nascerá a partir de equivalentes Stellantis. A marca japonesa venderá, pela primeira vez na história, uma van de grande porte para concorrer com Ford Transit e Mercedes-Benz Sprinter. Ainda sem nome divulgado, podendo usar ProAce junto a algum sobrenome, o novo modelo surgirá a partir de conhecidos do Brasil.
![Toyota ProAce City [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/toyota_proace_city_van_9_edited-750x450.jpg)
Carreira longa e agora na Toyota
Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper darão origem à nova van da Toyota, tal qual servem como base para a Opel/Vauxhal Movano. Ainda não ficou claro se essa nova van da Toyota será baseada na atual geração da Ducato / Boxer / Jumper ou se já se trata de um novo modelo em desenvolvimento.
A Toyota revelou que o modelo será lançado em 2024 e que terá versão totalmente elétrica. Hoje todas as vans da Stellantis possuem versão eletrificada. Contudo, a atual geração do quarteto foi lançada em 2006 e reestilizada pela última vez em 2014. Vale lembrar que vans tem um tempo de duração no mercado bem maior do que carros de passeio.
Na atual geração, já são 16 anos – ou seja, é a mais longeva de toda a história das vans da Stellantis. Por isso, as chances de que a Toyota só use a próxima encarnação dos modelos é mais alta do que aproveitar a atual.
>>Fiat Mobi atinge 400 mil unidades produzidas no Brasil
>>Partner Rapid não parece, mas é ideia genial da Peugeot | Impressões
>>Oficial: Abarth Pulse é começo da nova marca da Stellantis Brasil