![Tesla Model Y reestilizado branco, com faróis acesos, visto de frente e com fundo escuro Tesla Model Y reestilizado branco, com faróis acesos, visto de frente e com fundo escuro](https://uploads.automaistv.com.br/2025/01/hs1lZTio-tesla-model-y-7-1320x743.webp)
Se você mora na China e possui um Tesla, não fale mal de seus carros, mesmo que seja sobre um defeito claro. Se for jornalista, influenciador ou blogueiro, também evite. Porque, se o fizer, a Tesla vai te processar. Pelo bem ou pelo mal, não temos a marca de Elon Musk no Brasil, então essa matéria não corre risco de processo.
Segundo informações da Associated Press, existem pelo menos 11 processos em andamento na China contra jornalistas e influenciadores digitais. Todos eles expuseram algum problema envolvendo carros da Tesla na internet e a marca foi implacável. Para piorar a situação, a maioria dos casos foi vencido pela marca de Musk.
Diversos jornalistas foram orientados por seus editores a baixar o tom sobre matérias da Tesla ou até não escreverem mais artigos sobre a marca. Uma fonte anônima afirmou que “é uma empresa importante que foi introduzida e protegida pelo governo de Shangai”.
![Tesla Cybertruck de frente com um muro de plantas vermelhas ao fundo](https://uploads.automaistv.com.br/2025/01/tWxszjfR-tesla_cybertruck_foundation_series_88_edited-jpg.webp)
Clientes da Tesla também são processados
Já com consumidores, são 81 processos correndo contra os antigos compradores de Tesla. Isso porque, em todos eles, algum carro apresentou defeito e seus proprietários foram extremamente vocais nas redes sociais. Postagens, entrevistas e vídeos expondo os defeitos dos carros levaram aos processos.
Casos como de Zhang Yazhou, que acusou seu Tesla Model 3 de ter freios defeituosos, o que causou o acidente que sofreu em 2021, se tornaram processos. A marca norte-americana acusou a cliente de difamação e ganhou o processo, a obrigando a pagar uma multa de R$ 132 mil e se desculpar publicamente. Ela se recusou.
![Carro secreto da Tesla. Imagem mostra Tesla Cybercab](https://uploads.automaistv.com.br/2024/10/w9Jo68zl-Tesla-Cybercab-7-1320x743.webp)
Em entrevista ao Associated Press, Zhang revelou que “como consumidora, mesmo se eu tiver dito algo errado, tenho direito a comentar a criticar. Eu falei sobre os meus sentimentos como usuária do carro. Não tem nada a ver com manchar a reputação da Tesla”.
Você teria medo de falar mal de algum carro da Tesla? Conte nos comentários.