Há um certo tempo a Tesla tem mostrado que quer ir além do mercado premium e de carros caros. Com o Model 3, ela desceu ao degrau de modelos de alto volume e mostrou que um sedã elétrico pode vender tão bem quanto um carro a combustão. Mas a marca quer ir além com um novo compacto que nem volante e pedais pode ter.
O suposto Model 2 está em desenvolvimento com o objetivo de custar menos de US$ 25 mil, algo em torno de R$ 120 mil. Isso é preço na faixa de SUVs médios como Honda CR-V e Hyundai Tucson, em versões básicas que jamais rodariam no Brasil. Ou também de versões intermediárias de sedãs médios, como Honda Civic EX e Toyota Corolla XSE.
Entretanto, esse novo modelo da Tesla não se chamará Model 2, segundo Sawyer Merritt, investidor da Tesla. A ideia de ter usado Model 3 no atual modelo de entrada da Tesla se deu pelo fato de que Elon Musk queria formar a palavra SEXY com seus carros. Já havia Model S, Model X e o Model Y no planejamento.
Entretanto, a Ford é detentora do nome Model E, o que acabou gerando conflito com a Tesla e não liberação na nomenclatura. A solução foi usar Model 3 como se fossem três barras, produzindo o mesmo efeito da letra E. Ainda não se sabe se o novo modelo sequer usará a designação Model.
Outra grande novidade desse modelo de entrada da Tesla é que ele pode até mesmo nem contar com volante e pedais. A ideia de Elon Musk é que, futuramente, todos os seus carros sejam 100% autônomos. Para além de baixar os custos, a remoção de pedais e volante possibilitaria um grande diferencial de mercado.
Esse suposto Model 2 deve ser lançado em 2023. Ele chegará um ano depois da estreia oficial da Cybertruck. A picape, vale lembrar, entrará em produção em 2022, mas só atingirá seu volume de fabricação programado em 2023.
>>Tesla é condenada por estragar seus carros por atualização igual à Apple
>>Porsche Taycan redefine tudo que você sabe sobre carros | Avaliação
>>Kia EV6 GT tem performance de Porsche Taycan por 1/3 do preço