Fazer recall é muito comum no setor automotivo. Para proteger seus clientes de possíveis acidentes graves, a Tesla está chamando quase dois milhões de carros produzidos entre 2013 e 2024 para averiguação de uma peça, a qual pode não funcionar corretamente e o capô pode ser aberto momentaneamente, causando uma tragédia.
Segundo informações apuradas pelo portal Carscoops, os Model 3, X, S e Y são os afetados. No caso do 3, as unidades fabricadas entre 2017 e 2024 precisam de vistoria. Já do X, a fabricação dos modelos varia de 2016 até 2024. Do Y, as unidades produzidas entre 2020 e 2024 e a do S feitas entre 2013 e 2024 precisam de modificação.
O portal revelou que o software que pode detectar que uma peça que faz a trava do capô pode ter funcionamento irregular. Então, ao bater um vento um pouco mais forte, ela se solta e a parte que protege o motor pode abrir, tampando a visão do condutor. A ideia é que o recurso tecnológico pudesse detectar mau funcionamento, mas não é o caso.
Conserto é diferente
E é por isso que a Tesla criou este recall. Contudo, é a forma de solucionar o problema que chama atenção nessa história. Os donos que possuem algum dos modelos envolvidos nesse chamado não precisam ir até uma concessionária da marca cuidada por Elon Musk para que o recall seja realizado.
A resolução de todo o problema está sendo feita por uma atualização de software via over-the-air. Desse modo, eles podem ficar em suas residências, que o problema será resolvido de uma forma mais simples. Como o recall envolve quase dois milhões de veículos, mais precisamente 1.849.638 unidades, o chamado já está sendo executado. Por sorte nenhum acidente relacionado ao problema foi registrado até o momento.
Já imaginou se o capô se abre e você está em alta velocidade? Seu carro já foi chamado para recall? Conte nos comentários