A Rimac Automobili é famosa entre os supercarros, e este táxi autônomo é um cupê de duas portas equipado com portas deslizantes e sem volante. Ao contrário dos Jaguar I-Pace adaptados da Waymo e dos Chevrolet Volt da Cruise, ele é totalmente novo, concebido para andar sem motorista desde o início.
A Verne é uma subsidiária da Rimac Automobili e esse táxi autônomo foi projetado com apenas dois assentos. A explicação para o número reduzido de bancos vem de uma pesquisa: nove em cada dez corridas são feitas com um ou dois passageiros.
Antes de embarcar, os passageiros podem, por meio de um aplicativo de smartphone, ajustar a iluminação, a temperatura e até o cheiro da cabine. O acesso é facilitado pelas portas deslizantes, enquanto os assentos reclináveis foram projetados para transmitir a sensação de relaxar em uma sala de estar, não em um carro.
Conforto autônomo
Não há volante e a enorme tela possui 43 polegadas, oferecendo entretenimento e informações da viagem. O sistema de áudio é composto por 17 alto-falantes.
Além dessa comodidade, um touchpad entre os assentos é responsável por controlar as configurações do carro. O recurso chamado Median permite que os passageiros comecem ou interrompam o passeio, transmitindo uma sensação de controle.
Foram empregados materiais premium no acabamento, que são também duráveis ara aguentar o uso severo. Uma curiosidade é a ausência dos limpadores de para-brisas, conforme publicado pelo site Carscoops.
A empresa revelou que essa plataforma pode ser adaptada em diferentes tipos de estradas. E também afirmou que o pacote autônomo Mobileye de câmeras e radares consegue lidar com os estilos de condução de cada localidade.
Quando entra em operação?
Nenhum detalhe técnico foi informado, como potência do motor e capacidade da bateria, por exemplo. Entretanto, a Verne, empresa criada por Mate Rimac e seus amigos Marko Pejkovi e Adiano Mudri, diz que o primeiro serviço será lançado na cidade natal da Rimac, em Zagreb, na Croácia.
Lá, os táxis serão construídos em 2026, com mais 11 cidades do Reino Unido, Alemanha, outras localidades da Europa e Oriente Médio já inscritas.
Mais trinta cidades ao redor do mundo também estão conversando com a Verne sobre o táxi autônomo, que a empresa diz complementar o transporte público em vez de competir com ele.
O futuro desse setor promete ser brilhante, afinal, a Tesla está marcada para estrear um táxi autônomo em agosto deste ano.
Você acredita que esse tipo de mobilidade será o futuro do transporte? Escreva a sua opinião nos comentários!