
O lançamento do Volkswagen Tera movimentou as redes. Afinal, o SUV subcompacto tem estilo chamativo e posicionamento de mercado bem marcado. Só que, muita gente se questionou se T-Cross, Nivus ou Polo vão sair de linha por causa do novo Volkswagen Tera. E agora vamos investigar isso.
Questão de preço
Sem colocar o Tera na equação, a linha de compactos da Volkswagen já se embola. Hoje o Polo tem oito versões: Track, Robust, MPI, 170 TSI manual (Sem Nome), Sense, Comfortline, Highline e GTS. Já de bate pronto sabemos que a GTS vai dessa para uma melhor por conta da chegada do Nivus GTS, diminuindo sua gama para sete modelos. Então, já vamos desconsiderá-lo.
Com isso, temos a gama Polo começando em R$ 95.790 na versão Track e indo até R$ 131.650 na Highline. O Nivus tem bem menos versões, sendo apenas a Comfortline de R$ 143.490 e a Highline de R$ 160.790. Mas o preço final dele vai subir porque o GTS claramente ficará acima de R$ 150 mil.

Por fim, temos o T-Cross. O modelo é, teoricamente, posicionado acima do Nivus. Mas tem versões que custam menos do que as do irmão. Isso porque ele conta com as variantes Sense e 200 TSI (Sem Nome), que ficam abaixo das Comfortline e Highline que também são presentes no Nivus. Nas versões equivalentes, o T-Cross sempre é mais caro.
Com isso, o maior dos SUVs compactos da Volkswagen parte de R$ 119.990 e para em R$ 184.490. Ou seja, entre Polo e Nivus temos um buraco de R$ 11.840 entre a versão top do hatch e a de entrada do SUV cupê. Justamente o espaço no qual o Tera deve ser inserido em questão de valores.

Versões de carros da Volkswagen que devem sair de linha
Pensando no posicionamento de preços do Volkswagen Tera, algumas baixas ficam bem claras dentro da linha. O modelo vai custar mais do que o Polo, mas menos do que o T-Cross. Além disso, ele contará com versão 1.0 MPI para custar menos e brigar de frente com o Citroën Basalt, único SUV 1.0 aspirado à venda no Brasil.
Com isso, é seguro apostar em preços entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para o novato, com uma gama vasta de versões. Considerando que a força do Polo está nas versões de entrada, é bem provável que as versões Highline e Comfortline deixem de ser oferecidas para fazer o cliente migrar para o Tera.

Já no caso do T-Cross, a versão Sense deve deixar de ser ofertada. Afinal, ela existe apenas para baixar fortemente o preço do SUV compacto para adequá-lo à faixa máxima de desconto para clientes PCD, que é de R$ 120 mil. Como o Tera é um carro mais barato, essa missão fica mais fácil. A gama do Nivus não deve ser mexida.
Algum carro da Volkswagen vai sair de linha?
A Volkswagen não vai tirar nenhum carro de linha por causa do Tera. O modelo chega para complementar a gama de SUVs e atuar lateralmente ao Polo. O mais ameaçado poderia justamente ser o Polo. Contudo, ele foi o segundo carro mais vendido do Brasil no ano passado, tornando totalmente injustificável sua aposentadoria agora.

Há rumores de que ele não terá uma nova geração na Europa. Contudo, já foi confirmado que o Polo terá vida própria aqui no Brasil e até na Índia, migrando para a plataforma MQB e aumentando de tamanho – o mesmo ocorrerá com toda linha de compactos, sendo seguido por T-Cross, Nivus, Virtus e uma ainda longe segunda geração do Tera.
Assim como no passado a Volkswagen conseguiu vender up!, Gol, Fox, Polo e Golf ao mesmo tempo, ela já se planejou para ter três SUVs de pequeno porte na linha simultaneamente. Mas note: Tera, Nivus e T-Cross são modelos bem mais distintos do que Gol, Fox e Polo eram quando conviviam.

Você acha que o Volkswagen Tera vai fazer sucesso? Conte nos comentários.