Depois de muita especulação, flagras e informações vazadas, a Renault finalmente apresentou o Grand Captur. Mas, diferentemente do que muitos estavam esperando, o novo SUV será oficialmente chamado de Renault Symbioz e não terá sete lugares. Com ele, a marca francesa quer o mercado de Jeep Compass e Nissan Qashqai.
Atuando como porta de entrada do segmento de SUVs médios, o novo Renault Symbioz nada mais é que uma variante esticada e mais sofisticada do Captur. Quando a marca francesa deixou claro que pretendia espichar o seu SUV compacto, tudo indicava que ele teria uma variante de sete lugares para brigar com Citroën C3 Aircross e Opel Frontera.
Estica e puxa
Só que não foi isso que aconteceu. O novo Symbioz traz muitos elementos do Captur, mas não tem espaço para ocupantes extras. Comparando ao modelo original, o novo SUV tem 4,41 m de comprimento, ou seja, 14 cm a mais que o Captur europeu de segunda geração recentemente reestilizado.
O porta-malas também é maior, bem maior. São 624 litros no Renault Symbioz com os bancos deslizados para a frente, marcando exatos 132 litros extras em relação ao Captur. Mas, com o espaço extra para passageiros, ele fica só 8 litros maior que do Captur, batendo 492 litros. O Jeep Compass, SUV médio líder de vendas no Brasil, carrega 410 litros.
Estilo familiar
Visualmente, a frente do Symbioz e do Captur é idêntica, salvo pequenos detalhes na grade frontal e no para-choque. Um leigo não saberá distinguir os dois modelos na rua. A porta dianteira é igual nos dois modelos, assim como para-brisa e coluna A – seguindo o que a Jeep fez com Compass e Commander.
Já da porta traseira em diante, tudo diferente. A abertura para os passageiros da segunda fileira é maior, além de ter para-lamas mais volumosos. A terceira janela é mais angulosa, combinando com um aplique plástico na coluna C. As lanternas traseiras finas são visualmente interligadas por um friso e o desenho lembra bem do Scénic E-Tech.
Por dentro, o painel é todo herdado do Captur, salvo por uma faixa extra de couro na parte central. O painel de instrumentos totalmente digital é o mesmo do SUV menor, assim como a central multimídia vertical de 10,4 polegadas com sistema Android embarcado com direito a comandos de voz.
Médio e híbrido
Debaixo do capô, como era esperado, o Renault Symbioz repete o conjunto mecânico do Captur. Especificamente falando, a versão híbrida que combina motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 95 cv com um motor elétrico de 53 cv e um pequeno motor que substitui o alternador e o motor de partida com 25 cv.
A potência total do conjunto é de 145 cv, todos dispostos na dianteira. A transmissão automática é do tipo híbrida também, contando com quatro marchas para o motor a combustão e duas marchas para o sistema elétrico. Com esse conjunto, a Renault promete consumos melhores do que do Toyota Corolla Cross.
Acha que a Renault deveria vender o Symbioz no Brasil para brigar com o Jeep Compass? Conte nos comentários.
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