Vendo que a demanda por carros elétricos está em queda, a Suzuki reviu seus próximos lançamentos. Inicialmente, a montadora japonesa teria cinco veículos movidos a bateria para serem lançados até 2030 e iria investir US$ 35 bilhões para desenvolvê-los. Mas, agora esse plano foi revisto de maneira mais detalhada.
Toshihiro Suzuki, presidente da marca, revelou o que a empresa está planejando neste momento. Ele contou isso durante o lançamento do novo SUV eVitara, versão elétrica do modelo. Toshihiro foi entrevistado pela equipe da Autocar e contou que as montadoras no geral estão enfrentando um momento difícil.
Ele pontuou que as vendas desses veículos estão diminuindo e que os automóveis chineses acessíveis estão chegando cada vez mais nos mercados. Por isso, na visão de Suzuki, está complicado saber onde introduzir novos carros elétricos. Ele disse que as empresas precisam pensar muito bem o momento e em qual categoria os carros deverão ser introduzidos.
Prefere ir devagar
No começo de 2023, a montadora havia mostrado quais seriam seus possíveis futuros automóveis elétricos a serem lançados ainda nesta década. Um deles seria um Jimny movido a bateria. Todavia, Toshihiro revelou que este projeto não foi para frente. Segundo ele, o peso adicional da bateria poderia afetar a vocação off-road do SUV.
Aliás, o Jimny Sierra é atualmente o único modelo da fabricante a ser vendido no Brasil. Agora, a Suzuki se baseará nas vendas e repercussão do eVitara para saber quais serão seus futuros carros elétricos a serem desenvolvidos. Ela também quer acompanhar mais detalhadamente as tendências do mercado automotivo.
Entretanto, a marca não possui a mesma pressa que outras montadoras tiveram em relação ao lançamento de veículos elétricos. A Índia é um dos maiores mercados da fabricante e a maioria dos modelos vendidos por lá são equipados com o motor a combustão. A Suzuki entende que eles durarão por mais alguns anos.
Por isso, ela vai investir também em automóveis que possam ser abastecidos com combustível neutro em carbono, versões híbridas e outros tipos de substâncias.
Você acha que a Suzuki está certa em recuar momentaneamente sobre os carros elétricos? Teria ou tem um modelo movido a bateria? Conte nos comentários