![Nissan Magnite tem motor de Renault Sandero, interior de Duster e base de Kwid [divulgação] Nissan Magnite tem motor de Renault Sandero, interior de Duster e base de Kwid [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/2021-nissan-magnite_edited-1-990x556.jpg)
Cotado para substituir o Nissan March no Brasil nos próximos anos, o Magnite acaba de estrear na Índia. Menor SUV da marca japonesa, ele traz motor 1.0 do Renault Sandero, interior com peças herdadas do Duster e plataforma de Kwid.
Ele faz parte do efervescente segmento de SUVs subcompactos que tem como destaques Ford EcoSport, Kia Sonet, Hyundai Venue e Suzuki Vitara Brezza. Com exatos 4 metros de comprimento, o Magnite se enquadra na faixa de descontos de impostos para modelos pequenos na Índia, tal qual todos os concorrentes anteriormente citados. Para isso, ele recorreu à plataforma CMF-A do Renault Kwid.
SUV 1.0
Além de usar a plataforma do Kwid, o Nissan Magnite também pegou emprestado dos primos franceses alguns elementos. Entre eles está o motor 1.0 SCe três cilindros aspirado de 72 cv usado pelos compactos da Renault aqui no Brasil, como Sandero, Logan e Kwid. No nosso mercado um SUV, mesmo que subcompacto, com certeza teria problemas em convencer o uso de um 1.0 aspirado.
Para o nosso mercado, o Nissan Magnite deverá usar o novo 1.0 TCe três cilindros turbo que lá na Índia entrega 95 cv. Por aqui a potência deverá ser elevada para a faixa de 120 cv, onde estão os motores 1.0 TSI da Volkswagen, 1.0 T-GDi da Hyundai e 1.0 Turbo da Chevrolet.
Mini Kicks
Visualmente ele traz visual próximo ao do Kicks, mas com personalidade própria. A grade frontal ovalada mostra que ele nasceu como um modelo Datsun, mas migrou para a Nissan nos últimos segundos do projeto. Faróis finos com projetores de LED e um feixe luminoso em L dão caráter ao visual do SUVzinho.
Se você olhar Kicks e Magnite de lado e os confundir, está perdoado pois eles são praticamente idênticos. Rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado parecem subdimensionadas para os para-lamas bojudos do Magnite.
Com jeitinho de Renault, o interior é muito semelhante ao do novo Duster. O Magnite central multimídia, ar-condicionado digital e botões no painel herdados do SUV mais barato da Renault. Já o volante veio diretamente do Renault Sandero brasileiro. Em geral, a cabine não nega que é muito semelhante à do Duster, salvo o desenho das portas que é igual ao do Kicks.
Ele traz painel de instrumentos totalmente digital vindo do Renault Kwid elétrico, vendido na Índia como City KZ-E e na Europa como Dacia Spring. Entre as tecnologias, ele herda do irmão maior o sistema de câmeras 360°.
>>Nissan Versa 2021 chega ao Brasil e revela ao menos três versões
>>Nissan Sentra 2021 chega à Argentina sem turbo. Será assim no Brasil?
>>Segredo: Nissan Frontier 2021 vaza com direito a versão off-road