Cotado para ser vendido no Brasil, o FangChengBao 5 é um SUV híbrido plug-in de uma divisão da BYD. O modelo tem aspecto aventureiro, usa a mesma base da caminhonete Shark e tem quase cinco metros de comprimento. Contudo, o modelo corre risco de sofrer incêndio e por isso a marca chinesa já criou um recall para arrumar o problema.
O que acontece é que os parafusos dos conectores elétricos da parte interna dos motores elétricos do Bao 5 podem não estarem apertados. Assim, eles podem se soltar enquanto o modelo está em uso e por causa disso pode ser gerado fumaça e até um possível incêndio. E priorizando a segurança, a montadora criou este recall.
De acordo com um comunicado oficial, a BYD chamou 6.843 unidades do SUV híbrido plug-in para este recall. Os Bao 5 envolvidos no chamado foram fabricados entre 16 de outubro de 2023 e 1° de fevereiro de 2024. A análise e troca das peças afetadas será feita de forma gratuita e os proprietários serão notificados por meio de uma mensagem ou ligação da montadora.
Ele virá ao Brasil?
O Bao 5 usa carroceria sobre chassi e tem desenho com ar aventureiro. O SUV grande mede 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e o entre-eixos é de 2,80 m. Ele pesa aproximadamente 2.900 kg. No visual, ele opta por linhas quadradas, janelas amplas e linha de cintura alta.
De acordo com a empresa de consultoria China EV DataTracker, o SUV off-road híbrido da divisão da BYD alcançou 54.625 unidades vendidas até dezembro de 2024. Ele tem um motor 1.5 turbo de 193 cv e mais dois elétricos, um de 272 cv e outro de 387 cv. Todo o conjunto rende 686 cv e 77,5 kgfm de torque.
Pelo ciclo CLTC, a autonomia combinada é de 1.200 km e a autonomia elétrica é de 125 km. O Bao 5 já foi flagrado no Brasil e sua estreia é cotada para acontecer em meados deste ano. Aliás, ele chegará como rival de Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e companhia. Porém, ele será deverá ser batizado de Denza ou Bao 5.
Você já tinha ouvido falar desse SUV híbrido plug-in sofisticado da BYD? Conte nos comentários