.single-post figure figcaption{display:block !important;}

SUV quer ser amigo íntimo do meio ambiente

SUV elétrico substituto do Volkswagen T-Cross tem nome revelado

A Volkswagen pretende revelar ainda em 2025 um novo SUV elétrico, tido como substituto do T-Cross e ele já teve o nome revelado

Projeção do futuro SUV elétrico acessível da Volkswagen, pintado de verde com detalhes pretos e visto de lado
Projeção do futuro ID.2X da Volkswagen [Autocar/ Reprodução]

O CEO da Volkswagen confirmou em suas redes sociais o nome e mais detalhes do futuro SUV elétrico tido como substituto do T-Cross. O modelo será chamado de ID.2X, terá porte compacto, visual com pegada mais robusta e surpreendentemente será revelado oficialmente ainda em 2025. Será que virá ao Brasil?

Thomas Schäfer é o atual chefão da marca alemã. Em uma publicação sua no LinkedIn, ele confirmou que o futuro SUV elétrico se chamará ID.2X. Ele pegará emprestado a plataforma MEB do hatch elétrico ID.2 e terá apenas um motor instalado no eixo dianteiro. Ele vai dispor de 223 cv e terá baterias de 38 kWh ou 56 kWh de capacidade.

Com a maior bateria, sua autonomia ficará nos arredores de 450 km, segundo o ciclo internacional. É esperado que o dispositivo consiga ser carregado de 10% até 80% em 20 minutos. Já com a menor bateria, o futuro SUV elétrico substituto do Volkswagen T-Cross deverá ser um dos carros eletrificados mais baratos do mercado.

ID.2all
Volkswagen ID.2all [Divulgação]

Quais os destaques do futuro modelo?

O ID.2X deverá ter até 4,10 m de comprimento e entre-eixos de 2,60 m. Seu porta-malas acomodará mais que os 490 litros do ID.2. De acordo com Andreas Mindt, chefe de design da Volkswagen, o SUV compacto elétrico tem linhas seguras, confiantes e ousadas. Ele pontuou ainda que o modelo terá aspecto mais simples e inspirados em carros como o Golf e o Polo.

Tanto ele quanto o ID.2, Cupra Raval e Skoda Epiq deverão ser fabricados em uma instalação na região de Barcelona, na Espanha. Segundo o portal Autocar, o futuro SUV compacto elétrico e substituto do Volkswagen T-Cross não terá semelhanças visuais com carros como os ID.4 e ID.5.

Cupra Raval branco de frente com camuflagem andando na neve
Cupra Raval [Carscoops]

O público pode esperar por uma carroceria com linhas mais encorpadas e ares mais robustos. Conforme uma projeção do portal, o ID.2X pode contar com as caixas de rodas levemente salientadas na carroceria e os para-choques com partes escurecidas. Assim, o modelo ainda consegue transmitir um ar mais imponente.

No interior, o modelo imitará o futuro ID.2. Ou seja, trará painel de instrumentos digital de 10,9 polegadas, central multimídia de 12,9 polegadas e acabamento melhorado. Além disso, podemos esperar por mais botões físicos. Sua revelação oficial está prevista para acontecer na próxima edição do Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, ainda em 2025.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

Reverter cenário

A Volkswagen espera que com o lançamento desse SUV elétrico substituto do T-Cross e o futuro ID.1, a marca volte a ter lucro nas vendas. Vale lembrar que o Grupo Volkswagen enfrentou uma séria crise em 2024, com declínio nas vendas e na demanda por seus carros. Porém, o ID.2X deverá ser revelado ainda este ano e o possível ID.1 só chegará em 2027.

O novo SUV tem a expectativa de ter preços iniciais nos arredores de £ 25 mil ou cerca de R$ 150 mil. Por fim, ainda não há confirmação da sua chegada ao Brasil.

Como será o visual do futuro SUV elétrico acessível da Volkswagen? Conte nos comentários