Novidades

SUV do Argo: Fiat revela partes do Progetto 363 em teaser

Principal lançamento da Fiat em 2021, o SUV do Argo (Progetto 363) estreará os motores GSE Turbo no lado italiano da Stellantis

Fiat SUV do Argo Progetto 363 [divulgação
Fiat SUV do Argo Progetto 363 [divulgação

Ainda que seu lançamento esteja programado somente para o segundo semestre do ano, a Fiat tem esquentado os motores para a estreia do SUV do Argo. Ainda sem nome revelado, o resultado do Progetto 363 teve pequenas partes de seu design mostrado em um teaser.

Assim como o Volkswagen Nivus compartilha partes da carroceria com o Polo, o novo SUV da Fiat será diretamente aparentado ao Argo. Eles terão as mesmas portas, para-brisa e partes do interior. Entretanto, o teaser da dianteira revela um estilo completamente diferente do hatch compacto.

Tipo Strada

O novo SUV terá faróis retangulares ligados a uma fina grade frontal. A marca já adiantou que eles serão full-LED, como na Strada Volcano. Um estilo bastante futurista e que de certa maneira até lembra dos modelos da Opel, nova parente da Fiat dentro da Stellantis. O capô volumoso e de desenho forte ajuda a dar robustez visual.

O teaser também mostra que o miolo do volante será diferente do usado no Argo. Como o logotipo da Fiat mudou, no Cronos e no Argo foi adicionada uma bolinha preta com o nome da marca no local do escudo vermelho. No novo volante do Progetto 363, o nome da marca já virá estampado diretamente ao centro.

As partes laterais, botões e aro do volante continuam o mesmo. A peça é parcialmente compartilhada com Fiat Toro e com os primos Jeep Renegade e Compass. A Fiat não revelou mais detalhes sobre o SUV do Argo, vulgo Progetto 363. Além disso, as versões mais caras terão rodas de liga-leve de 17 polegadas.

Fiat SUV do Argo Progetto 363 [divulgação
Fiat SUV do Argo Progetto 363 [divulgação

Turbo sem nome

O que se sabe até o momento é que o modelo será equipado com motor Firefly aspirado 1.3 quatro cilindros de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. Ele também será o primeiro Fiat com motor 1.0 GSE Turbo três cilindros. A potência e torque devem ficar acima de 120 cv e 20 kgfm para brigar com os VW TSI e Hyundai T-GDi.

Ambos os motores terão como opção a transmissão automática CVT com primeira marcha física – exatamente a mesma caixa usada pelo Toyota Corolla. As versões 1.3 devem manter opção de câmbio manual, o que não deve ser encontrado no modelo turbo.

Sem ainda revelar quais será o nome final do SUV do Argo, recentes registros de patentes levantaram suspeitas sobre cinco alternativas. A Fiat tem o costume de nomear seus carros com duas sílabas para facilitar a lembrança.

Entre os possíveis candidatos para batismo do Progetto 363 são: Revo, Pulse, Tuo, Domo e Nord.

>>Contra Fiat Toro diesel, Ford Maverick terá versão híbrida

>>Ford Ka Sedan e Fiat Cronos despencam nas vendas em fevereiro

>>Fiat Argo 1.0, mesmo basicão, deixaria o Palio orgulhoso – Avaliação