Para testar seu modelo de todas as formas e atrair atenção para ele, a BYD pegou uma unidade do SUV Fang Cheng Bao 5 para uma missão bem diferente. O modelo de porte médio encarou uma montanha no território chinês e conseguiu chegar em chamativos 5.980,05 metros acima do nível do mar. De quebra, ele foi o primeiro carro híbrido plug-in a atingir tal feito e ele está cotado para dar o ar da graça por aqui.
Como seu desempenho chama a atenção, o livro dos recordes Guiness Book deverá registrar toda a façanha nos próximos dias para incorporar aos outros resultados impressionantes. O Fang Cheng Bao 5 também teve de passar por trilhas sinuosas nesta aventura. Só para começar, ele saiu do Tibete, que já tem uma altitude de 3.650 metros.
Mesmo com este número bem chamativo para o desafio, o SUV da divisão de aventureiros da BYD ainda não é o primeiro carro a chegar tão alto em um território. Quem ostenta este título é o Porsche 911 Carrera 4S, o qual subiu 6.741 metros de altura e chegou bem alto no vulcão Ojos del Slado, no Chile.
Depois de subir a montanha, quero relaxar no Brasil
Segundo apuração do portal Auto Esporte, o Bao 5 está nos planos da montadora chinesa para desembarcar por aqui. Ele tem 4,89 m de comprimento e seu entre-eixos é de 2,80 m. O modelo em si traz visual encorpado e transmite um ar de quem quer se aventurar pelas matas brasileiras e outros terrenos do fora de estrada. Ele será o primeiro carro a ter um conjunto híbrido e ser voltado para o off-road.
O Fang Cheng Bao 5 poderá ser equipado com motor 1.5 ou 2.0, ambos turbos e mais um conjunto eletrificado. A bateria também tem duas opções: com 135 kWh ou 185 kWh de capacidade. A autonomia ainda não foi detalhada pelo ciclo internacional. Com toda essa potência, ele terá algo em cerca de 680 cv e vai de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos.
Esse SUV aventureiro da marca cuidada pela BYD pode também fornecer 6kW de energia elétrica para uma casa. E se ele for recarregado em uma tomada de carregamento rápido, em aproximadamente 16 minutos já ganha autonomia de 125 km. No interior, se destacam as três telas digitais instaladas na parte da frente. Uma será a do painel de instrumentos e as outras serão centrais multimídias, tanto para todos os passageiros quanto uma apenas para o passageiro da dianteira.
A chegada do Bao 5 ao mercado brasileiro ainda não tem data oficial e muito provavelmente ele ganhe um novo nome. Por aqui, deve atrair os donos de Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e companhia.
O que você achou dessa façanha do SUV aventureiro da BYD? Quer conhecê-lo de perto? Conte nos comentários