![Volkswagen Tayron pode tomar o lugar do Tiguan [divulgação] Volkswagen Tayron pode tomar o lugar do Tiguan [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/volkswagen_tayron_70_edited-990x556.jpg)
Com SUVs de todos os tipos e todos os tamanhos, a Volkswagen tem estratégias diferentes pra cada país. Prova disso é que o SUV médio Tiguan na versão de sete lugares Allspace poderá morrer em breve na Europa em substituição ao chinês Tayron.
Para entender melhor essa ideia é preciso ver como funciona a linha de SUVs da Volks por lá. A base começa como T-Cross (menor que o nosso), T-Roc, Tiguan, Tiguan Allspace e Touareg. Ainda haverá o Nivus por lá futuramente, mas ainda não há expectativa de onde ele se encaixará na linha: se acima ou abaixo do T-Cross.
Ele tem visual mais esportivo, vidro traseiro mais inclinado e até uma versão cupê, chamada de Tayron X. A ideia seria produzir o modelo na Europa em 2024 já com uma pesada reestilização que está por vir.
Isso afeta o Brasil?
Apesar da mudança de estratégia da Volkswagen com seus SUVs na Europa, aqui no Brasil as coisas continuam como estão. Em toda a América, o Tiguan é oferecido somente na versão alongada Allspace para sete lugares. Isso fez com que ele ganhasse mais mercado e relevância.
Assim, o Tiguan na Europa será um SUV médio de base, rival do Jeep Compass, com apenas cinco lugares. Já nas Américas ele assume o posto de SUV médio de maior porte, rival de carros como Equinox, CR-V e RAV4, mas com sete lugares.
>>Ford quer SUV Escape 7 lugares para briga com Tiguan e Compass 7 lugares