Batizado de Epiq, o conceito da Skoda presente nesta reportagem tem desenho futurista e a eletricidade como principais aliados. Mas, na verdade, ele esconde o jogo. Por trás desse estilo moderno, ele antecipar como será o futuro Gol SUV, o Projeto 246, que a Volkswagen deve lançar em breve.
O Epiq segue o padrão dos SUVs da Skoda. Ao primeiro olhar, o conjunto da dianteira chama atenção pela peça chamada de Tech-Deck Face. Ela vem no lugar das tradicionais entradas de ar e se assemelha a uma boca grande e tem 8 fendas. Já que se trata de um carro elétrico, os demais espaços são unidos. O conjunto óptico e fino, que remetem a letra “T”. Seu projeto faz parte da linha Modern Solid de desenho da marca e ele terá cerca de 4,10 m de comprimento, como será o Gol SUV. Esse conceito traz visual robusto e com pegada aventureira.
Assim, existem peças pintadas de preto fosco na dianteira, laterais e traseira. As barras de teto, as rodas de liga leve de três raios, as caixas de rodas salientes e mais componentes, trazem o ar off-road ao novo SUV da Skoda. O que deve surpreender no modelo são suas medidas. A marca revela que a cabine terá amplo espaço interno para os 5 ocupantes e mais 490 litros de porta-malas. Praticidade e uso de materiais sustentáveis no acabamento também serão diferenciais do interior.
Chuva de elétricos no portfólio
O painel terá aspecto minimalista, priorizando linhas mais retas. O painel de instrumentos será digital e terá uma tela pequena. Em contrapartida, a central multimídia é bem ampla e parece uma televisão. O volante tem dois raios e terá botões físicos e as saídas de ar-condicionado serão bem finas. Vai haver espaço para um carregador de smartphones por indução. A Skoda só afirmou que a autonomia do Epiq será de 400 km e não mais detalhes técnicos. Não é esperado que o Gol SUV tenha versão elétrica.
Sua produção será iniciada na planta de Pamplona, na Espanha, já em 2025. O novo SUV da Skoda terá carregamento bidirecional, ou seja, ele pode fornecer energia elétrica para eletrodomésticos. Sua montagem será ao lado dos primos Volkswagen ID.2 e Cupra Raval. Sua plataforma será a MEB com melhorias. A Skoda pretende lançar 6 novos carros elétricos até o fim de 2026.
Mesmo com a procura em baixa por esses modelos, o CEO da empresa, Klaus Zellmer, afirmou que sua equipe está empenhada no futuro cada vez mais elétrico. Mais de 5,6 milhões de euros serão investidos nesses futuros lançamentos elétricos. Todavia, a marca ainda desenvolverá carros movidos a combustão para os demais compradores. Só que, eles passarão a ser cada vez mais eficientes para continuarem a serem disponibilizados para a venda na Europa.
Será que o Gol SUV fará sucesso? O que achou desse conceito? Conte nos comentários
>>Flagra: Hyundai Creta N-Line 2025 já está em testes no Brasil
>>Stellantis rompe com Dongfeng e Brasil assume projeto da Titano
>>Moto da Honda rival da Royal Enfield vaza antes do lançamento