Multivan e Califórnia nunca estiveram tão bem!

Sucessora da VW Kombi ganha versão híbrida e tração 4x4 

Herdeiras da VW Kombi: Multivan e Califórnia ganharam motorização híbrida, tração 4Motion. Cmbinação inédita no mundo das vans

Sucessoras de VW Kombi Multivan e Califórnia
VW Multivan dianteira [divulgação] | Imagem de divulgação

A Volkswagen Multivan e Califórnia, sucessoras da icônica VW Kombi ganharam uma variante híbrida plug-in com direito a tração 4×4 para o mercado europeu. As versões híbridas foram batizadas de eHybrid e são equipadas com o motor 1.5 TSI a gasolina TSI de 174 cv combinado a um motor elétrico dianteiro de 113 cv (85 kW) e um traseiro de 134 cv (100 kW). A potência combinada é de 241 cv. 

A transmissão é a DSG de seis velocidades e a tração integral 4Motion. Trata-se de uma combinação inédita, que certamente nossa querida VW Kombi ou até mesmo o ID.Buzz sentiriam inveja. Até então, só tínhamos a Multivan com tração nas quatro rodas casada com o motor diesel 2.0 TDI. Quanto a estrutura, as duas vans utilizam a plataforma MQB, a mesma já usada nos irmãos Golf e Passat

A potência é distribuída nas quatro rodas através do eixo traseiro, que usa apenas energia elétrica. Quando a bateria está descarregada o motor 1.5 TSI juntamente com o motor elétrico dianteiro geram potência para o motor elétrico traseiro. Nesse caso o motor dianteiro atua como um gerador para que eixo traseiro continue sendo alimentado.  

Tração 4Motion e autonomia  

Herdeiras da VW Kombi Multivan e Califórnia em meio natureza com passageiros
VW Multivan dianteira [divulgação]

A Multivan e a Califórnia podem optar por tração dianteira, traseira ou integral. A tração dianteira é indicada para a estrada e também é mais interessante para economizar combustível. Já a traseira é recomendada para situações que exigem mais estabilidade ou distribuição de peso como em curvas e alguns terrenos específicos. Já a tração integral faz mais sentido em ambientes escorregadios, com lama, neve ou areia. 

A bateria também é outro ponto que merece destaque, afinal a capacidade quase dobrou, passando de 19,7 KWh. Além disso, é possível chegar até 130 km/h com o modo totalmente elétrico. A autonomia da Multivan no modo EV é de 91 quilômetros e da Califórnia é de 95 quilômetros. Antes do aprimoramento da bateria a autonomia era de 50 quilômetros.  

O que você achou da Multivan e Califórina com motorização híbrido e tração integral?