A Volkswagen Multivan e Califórnia, sucessoras da icônica VW Kombi ganharam uma variante híbrida plug-in com direito a tração 4×4 para o mercado europeu. As versões híbridas foram batizadas de eHybrid e são equipadas com o motor 1.5 TSI a gasolina TSI de 174 cv combinado a um motor elétrico dianteiro de 113 cv (85 kW) e um traseiro de 134 cv (100 kW). A potência combinada é de 241 cv.
A transmissão é a DSG de seis velocidades e a tração integral 4Motion. Trata-se de uma combinação inédita, que certamente nossa querida VW Kombi ou até mesmo o ID.Buzz sentiriam inveja. Até então, só tínhamos a Multivan com tração nas quatro rodas casada com o motor diesel 2.0 TDI. Quanto a estrutura, as duas vans utilizam a plataforma MQB, a mesma já usada nos irmãos Golf e Passat.
A potência é distribuída nas quatro rodas através do eixo traseiro, que usa apenas energia elétrica. Quando a bateria está descarregada o motor 1.5 TSI juntamente com o motor elétrico dianteiro geram potência para o motor elétrico traseiro. Nesse caso o motor dianteiro atua como um gerador para que eixo traseiro continue sendo alimentado.
Tração 4Motion e autonomia
A Multivan e a Califórnia podem optar por tração dianteira, traseira ou integral. A tração dianteira é indicada para a estrada e também é mais interessante para economizar combustível. Já a traseira é recomendada para situações que exigem mais estabilidade ou distribuição de peso como em curvas e alguns terrenos específicos. Já a tração integral faz mais sentido em ambientes escorregadios, com lama, neve ou areia.
A bateria também é outro ponto que merece destaque, afinal a capacidade quase dobrou, passando de 19,7 KWh. Além disso, é possível chegar até 130 km/h com o modo totalmente elétrico. A autonomia da Multivan no modo EV é de 91 quilômetros e da Califórnia é de 95 quilômetros. Antes do aprimoramento da bateria a autonomia era de 50 quilômetros.
O que você achou da Multivan e Califórina com motorização híbrido e tração integral?