Na semana passada aqui no Auto+ revelamos que a Fiat trabalha em uma conversão do 500 elétrico para receber motor a combustão. Esse movimento se tornou obrigatório porque o velho Fiat 500 vai mudar de fábrica e sair de linha na Europa por não atender às novas regras. Só que essa mudança também tem relação com um rival do BYD Dolphin Mini.
Não faz muito tempo que a Stellantis comprou 21% da marca chinesa Leapmotor com o intuito de ser a única distribuidora da marca oriental fora da China. Ou seja, ela poderá vender os carros da Leapmotor na Europa, EUA e até no Brasil. E o que isso tem a ver com o Fiat 500? Tudo.
Segundo reportagem da Reuters, a Stellantis vai usar o espaço deixado pelo Fiat 500 velho na fábrica da Polônia para fazer o Leapmotor T03. O modelo virá da China em kits pré-montados e terá a finalização feita em território europeu. A ideia é driblar as taxas que super ofensivas sobre carros chineses planejadas pelo Velho Continente.
Fiat Dolphin Mini
O T03 é um carro relativamente pequeno, são apenas 3,61 m de comprimento, o que o faz 17 cm mais curto que o BYD Dolphin Mini. Além disso, são 1,65 m de largura e 1,57 m de altura, com entre-eixos de 2,40 m. Na China, ele conta com versão única de 75 cv e autonomia de 403 km.
Comparando ao BYD Dolphin Mini, o elétrico à venda no Brasil tem a mesma potência, mas a autonomia é menor: 300 km no ciclo chinês igual ao medido para o Leapmotor. No Brasil, usamos o pessimista sistema de medição do INMETRO que marca 280 km para o Dolphin Mini.
Ainda não se sabe o plano da Stellantis para a Leapmotor na Europa e fora dela. Será que a marca chinesa será trazida para o Brasil também?
Você acha que a Stellantis deveria vender os carros elétricos da Leapmotor no Brasil? Conte nos comentários.
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