.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Chinês da Stellantis

Stellantis segue testando o SUV PHEV Leapmotor C10 no Brasil

Falta pouco para que a Stellantis entre na briga com BYD e GWM com a Leapmotor, mas o SUV PHEV C10 deve ser a grande estrela

Leapmotor C10 camuflado de traseira
Leapmotor C10 [Auto+ / Diogo Adjuto]

A próxima marca chinesa a atuar no Brasil faz parte de um enorme grupo. Estamos falando da Leapmotor, controlada internacionalmente pela Stellantis. Prestes a começar a atuar no país, a fabricante asiática segue testando seus carros no Brasil, como mostra o flagra do Leaptmotor C10 em Brasília, um SUV PHEV que também tem versão elétrica.

Com porte de BYD Song Plus e GWM Haval H6, o Leapmotor C10 é oferecido na China em versões elétrica ou híbrida plug-in. Ainda não está confirmado qual variante será oferecida no Brasil, mas certamente a 100% elétrica virá, o que é dúvida é sobre o modelo parcialmente eletrificado.

No caso do C10 elétrico, ele conta com motor elétrico traseiro de 231 cv e 32,6 kgfm de torque. A autonomia varia de 410 km a 530 km, a depender do pacote de baterias. O modelo flagrado em Brasília por Diogo Adjuto pode ser justamente um desses. Ou também a variante com extensor de autonomia.

Leapmotor C10 REEV branco de frente em uma estrada
Leapmotor C10 [divulgação]

PHEV ou REEV?

Apesar de poder ser classificado como um SUV PHEV, o Leapmotor C10 é o que o mercado chama de REEV. Ou seja, um carro 100% elétrico, mas que usa o motor a combustão somente para carregar as baterias do sistema elétrico. É diferente de rivais como BYD Song Plus e GWM Haval H6 que usam o motor a combustão para mover as rodas.

Nesse caso, o motor a combustão é um 1.5 quatro cilindros aspirado originário da Seres, não da Stellantis, que fica ligado a um conjunto elétrico com baterias menores. Só na eletricidade são 140 km de autonomia, mas o auxílio do 1.5 aspirado carregando o conjunto o tempo todo aumenta o alcance total para 950 km.

Leapmotor C10 REEV branco de traseira em uma estrada
Leapmotor C10 [divulgação]

Visualmente, o Leapmotor C10 tem carroceria bem limpa, com poucos vincos, mas volumes bem arredondados. A frente tem faróis conectados, mesmo layout usado na traseira. O interior é típico de carros chineses com muito material macio ao toque, central multimídia gigantesca e painel digital.

interior do Leapmotor C10
Leapmotor C10 [divulgação]

Você acredita que a Stellantis conseguirá fazer a Leapmotor fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.