Menos China, mais Brasil

Stellantis rompe com Dongfeng e Brasil assume projeto da Titano

Enquanto a atual Fiat Titano e a Peugeot Landtrek foram desenvolvidas junto da Changan Kaicene, o futuro não será mais em parceria

Fiat Titano Volcano [divulgação]
Fiat Titano Volcano [divulgação]

Foi preciso o empurrão de uma parceira para que as marcas Fiat e Peugeot tivesse legitimamente suas primeiras caminhonetes médias no mercado. Desenvolvidas em parceria com a Changan, a Peugeot Landtrek e a Fiat Titano não seguirão mais um caminho paralelo com a Kaicene. Além disso, o modelo Ram está nos planos.

Durante a apresentação da Fiat Titano à imprensa na semana passada, executivos da marca reforçaram que o projeto KP1 agora é encabeçado pela divisão brasileira da Stellantis. Além disso, a marca fez questão de frisar que a Changan já trabalha em uma nova geração da Kaicene e sem qualquer tipo de ajuda da Peugeot ou da Fiat.

Considerando que o Brasil é um grande centro de desenvolvimento de caminhonetes médias e a experiência da Fiat no segmento é vasta, isso pode ser promissor para o futuro da Peugeot Landtrek e da Fiat Titano. Isso porque o atual projeto tem muito ainda de origem chinesa e alguns acertos feitos pela chinesa Changan.

Peugeot Landtrek [divulgação]

Brasil tem experiência

Com o desenvolvimento futuro das caminhonetes médias na mão da Stellantis do Brasil, o projeto de melhorias, reestilizações e futuras gerações dos dois modelos terão maior adequação ao mercado nacional. É possível que a estrutura de chassi seja mantida nas próximas atualizações, mas todo sistema de suspensão, direção e até motores vão mudar para se adequar melhor ao segmento.

Essa notícia é boa não só pela adequação mais forte ao gosto do brasileiro como também o histórico que temos por aqui. A Chevrolet S10 foi desenvolvida com liderança do Brasil no projeto, enquanto modelos como Ford Ranger e Volkswagen Amarok tiveram forte trabalho da engenharia local no desenvolvimento internacional delas.

Changan Kaicene F70 [divulgação]
Changan Kaicene F70 [divulgação]

Histórico de parceria

Vale lembrar que a Changan foi a primeira a lançar uma caminhonete dentro da parceria, especificamente em 2019. A Kaicene já foi até reestilizada e parte de seu visual será usada na variante Ram do projeto, a ser lançada futuramente. A Peugeot Landtrek surgiu em 2020 e só agora em 2023 a Fiat ganhou sua versão com a Titano.

Você acha que a Fiat Titano vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários


>>Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS chega com preço de Titano

>>Stellantis faz recall em carros da Jeep e Ram e afeta 350 mil carros

>>Fiat Titano chega custando entre R$ 219.990 e R$ 259.990