A Stellantis acaba de anunciar uma nova plataforma para modelos eletrificados. Batizada de STLA Frame, a arquitetura vai equipar modelos 100% elétricos e até veículos com extensor de alcance. Aliás, ela será amplamente adotada em modelos como caminhonetes e SUVs com carroceria sobre chassi.
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A STLA Frame foi projetada para ser incorporada em veículos de grande porte e que miram também na praticidade. Conforme anúncio do próprio conglomerado, a capacidade máxima de reboque é de 6.350 kg e de carga útil é de 1.224. Inicialmente, ela equipará modelos 100% elétricos e aqueles que possuem um extensor de alcance.
Contudo, mais para frente, pode ser utilizada em modelos a combustão, híbridos e até movidos a hidrogênio. Além disso, a nova plataforma da Stellantis usa aço de alta resistência. De acordo com Carlos Tavares, CEO do grupo, essa nova plataforma oferece autonomia inédita e que quer se tornar referência em capacidade de carga e reboque.
Jeep e Ram serão as anfitriãs
Tudo isso a fim de conquistar os clientes que usam uma caminhonete ou SUV para transportar com mais eficiência pessoas ou cargas. No caso de carros com extensor de alcance, o motor a combustão é conectado a um gerador e envia energia para a bateria e para os motores elétricos de tração, chamados de EDM.
Assim, o veículo é impulsionado e sua bateria é recarregada. Carlos pontuou ainda que os futuros carros da Jeep e da Ram serão os primeiros a contarem com a nova plataforma da Stellantis. A bateria será instalada em uma parte central e que é protegida por trilhos. Desse modo, se protege de impactos laterais. Há também um revestimento que reduz o arrasto aerodinâmico.
Autonomia para doar
Dessa forma, a autonomia do modelo é ampliada. Inclusive, a autonomia de carros elétricos com essa arquitetura é de 800 km. Por sua vez, os modelos com extensor de alcance rodarão até 1.100 km. As baterias instaladas poderão ter de 159 kWh até 200 kWh de capacidade. Os motores elétricos de tração (dianteiro e traseiro) podem ter até 250 kW e contam com tração 4×4.
Adoção de suspensão pneumática e aceleração do veículo de 0 a 100 km/h, por exemplo, são destaques da nova plataforma da Stellantis. Em medidas, ela pode ter de 5,48 m até 5,94 m de comprimento. A largura pode variar de 2,06 m até 2,12 m. O entre-eixos pode ser de 3,14 m até 3,69 m. Por fim, a distância em relação ao solo pode ser de 168 mm até 262 mm.
A STLA Frame tem suporte de carregamento rápido. Ou seja, nos carros elétricos, eles podem ser conectados em tomada de corrente contínua de 800V de até 350 kW. Assim, garantem 160 km de autonomia em 10 minutos de carga. Já os automóveis com extensor de alcance podem ser conectados em tomada de corrente contínua de 400V.
Com 10 minutos, eles possuem mais 80 km de autonomia. Além disso, a nova plataforma da Stellantis permite carregamento bidirecional. Desse modo, o modelo equipado com ela pode carregar outro veículo, um objeto eletrônico, alimentar a energia de uma casa ou até enviar eletricidade de volta à rede.
No entanto, ainda não há confirmação se os futuros carros da Jeep e Ram com esta plataforma virão ao Brasil.
Será que os carros da Stellantis vendidos no Brasil terão essa nova arquitetura? Conte nos comentários
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