.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Ele está vivo!

Stellantis retomará a produção do motor V8 Hemi

Após a renúncia de Carlos Tavares, um novo relatório sugere que a Stellantis retomará a produção do icônico motor V8 Hemi

A 6.4L V8 HEMI engine powers the 2023 Chrysler 300C, generating 485 horsepower and 475 lb.ft. of torque and driving the 300C from 0 to 60 mph in just 4.3 seconds.
A 6.4L V8 HEMI engine powers the 2023 Chrysler 300C, generating 485 horsepower and 475 lb.ft. of torque and driving the 300C from 0 to 60 mph in just 4.3 seconds.

Muitos acreditavam que o futuro seria 100% elétrico, com os motores a combustão se tornando peças de museu. No entanto, alguns fabricantes reconsideraram seus planos, enquanto outros, como a Ford, permaneceram fiéis aos seus motores V8, como o 5.0 Coyote.

Dentro da Stellantis, o motor V8 Hemi ainda equipa a atual geração do utilitário esportivo Dodge Durango e o Jeep Wrangler 392, mas a caminhonete Full Size Ram 1500 substituiu-o por um motor seis cilindros 3.0 biturbo. Esse propulsor entrega 425 cv e 64,8 kgfm, e o utilitário custa iniciais R$ 579.990 em nosso mercado.

Apesar disso, um novo relatório sugere que a Stellantis está retomando a produção de motores V8. De acordo com o Mopar Insiders, a gigante automotiva começará a fabricar os motores V8 Hemi 5.7, 6.0, 6.4, além do 6.2 sobrealimentado, na fábrica de Dundee, em Michigan, nos Estados Unidos.

Quem matou o motor V8?

A renúncia de Carlos Tavares da presidência da Stellantis, em dezembro do ano passado, parece abrir um novo capítulo para a empresa, mudando o rumo de alguns projetos. Inicialmente, foi Tavares quem orquestrou a estratégia para retirar o V8 Hemi de cena, mas com sua saída, a Stellantis volta a apostar na produção desses motores icônicos.

O relatório do Mopar Insiders e Motor1.com diz que a Stellantis seguirá a basear seus novos motores na arquitetura Gen III. Além disso, com a revogação dos incentivos para veículos elétricos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diminuem os temores sobre o aumento das metas de emissões e à reavaliação dos padrões de economia de combustível.

Dodge Durango SRT Hellcat Hammerhead
Dodge Durango SRT Hellcat Hammerhead [Divulgação]

A indústria automotiva continua avançando na eletrificação e expandindo as opções híbridas. Mas, a ideia de um Dodge movido por um motor V8 a gasolina está cada vez mais próxima da realidade.

Você acredita que, no futuro, a frota será 100% eletrificada ou que motores a combustão e eletricidade continuarão a conviver? Escreva nos comentários!