A Stellantis emitiu um notificado aos proprietários de Chrysler Pacifica para que não estacionem seus carros dentro de ambientes fechados durante o carregamento da versão PHEV. As baterias da minivan norte-americana apresentaram um problema fora do comum no qual podem pegar fogo repentinamente durante carregamento.
O recall afeta unidades da Chrysler Pacifica produzidas entre 2017 e 2011. Especificamente são 24.111 unidades, sendo 19.516 rodando nos EUA, 2.912 no Canadá e mais 1.683 no restante do mundo. Apesar de nunca vendida oficialmente no Brasil, há muitas Chrysler Pacifica por aqui, especialmente PHEV, importadas de maneira independente.
O recall foi descoberto pela Stellantis após revisar várias apólices de seguro e detectar o fator comum, que foi o incêndio. Quatro clientes detectaram sintomas consistentes de inalação de fumaça, o que levantou ainda mais suspeitas. Durante a investigação mais a fundo, foi detectado um problema nas células da bateria de alta voltagem.
Segundo a Stellantis, pode haver um curto circuito ou um aquecimento das baterias para além de níveis normais, o que causa o incêndio. A recomendação é não carregar a minivan por enquanto e evitar estacioná-la em lugares fechados ou próxima demais a outros veículos.
Só que a solução é bastante simples. Uma atualização, que pode ser feita de maneira remota, inclusive para as Pacificas que rodam no Brasil, atualiza parâmetros do carro que evitam o problema recorrente. Para quem mora nos EUA, inclusive, a minivan é devolvida com bateria e tanque cheio.
Você já viu uma Chrysler Pacifica no Brasil? Conte nos comentários.