A Stellantis planeja iniciar a produção da caminhonete Ram 1500 em Saltillo, no México, onde já fabrica os modelos 2500, 3500, 4500 e 5500 Heavy Duty. Para essa expansão, a planta vem recebendo atualizações significativas nos últimos meses, incluindo a construção de dois novos edifícios destinados a otimizar a linha de produção.
Segundo Christine Feuell, CEO da Ram, a fábrica de Sterling Heights, nos Estados Unidos, onde atualmente é produzida a caminhonete Ram 1500 – que recentemente foi atualizada com um novo motor para o nosso mercado – está operando em sua capacidade máxima. “Estamos expandindo a planta de Saltillo como uma válvula de alívio para Sterling Heights, alinhando-se ao crescimento projetado para a Ram 1500”, afirmou Feuell em entrevista ao The Detroit News.
A decisão de transferir parte da produção para o México foi aprovada pela Stellantis após acordo com o United Auto Workers (UAW) no ano passado. No entanto, o sindicato se opõe à medida e prefere que a produção continue nos Estados Unidos.
O sindicato UAW sugeriu que a caminhonete Ram 1500 fosse fabricada na unidade de montagem de Warren, localizada próxima a Sterling Heights. Essa fábrica produziu até recentemente o modelo Ram 1500 Classic, que foi aposentado.
Segundo representantes do sindicato, poderiam ser mantidos cerca de 1.100 empregos se tivesse assumido a produção da nova geração da caminhonete Ram 1500. A expectativa da Ram é que a capacidade da unidade de Sterling Heights seja totalmente atingida nos próximos meses, quando a produção se expandirá com a inclusão do modelo elétrico Ram 1500 REV e da versão híbrida Ramcharger, com autonomia estendida.
Esses modelos serão fabricados na mesma planta ao lado das versões com motor a combustão, ampliando a oferta e capacidade da marca para atender às demandas do mercado global.
O que você acha das caminhonetes da Ram? Escreva a sua opinião nos comentários!