
Algumas marcas da Stellantis estão passando por um processo de reestruturação para não fechar, entre elas, a Lancia. Só que todo o ânimo de tentar salvar a marca italiana parece ter ido por água abaixo. Isso porque, mesmo com um carro novo e atuando em mais mercados, as vendas despencaram mais de 70%.
Considerando somente os dois primeiros meses do ano, a Lancia vendeu 8.098 unidades em 2024. A maior parte dos emplacamentos foi concentrada na Itália, que era o único país em que a marca atuava, tendo apenas o Ypsilon antigo em linha. Agora em 2025, com 70 novas concessionárias abertas por toda a Europa, ela deveria crescer. Mas não.
Além da Itália, país em que a Lancia atuou por muito tempo como seu único mercado, a fabricante intermediária da Stellantis voltou a França, Espanha, Bélgica e Holanda. Mesmo com esse investimento e uma nova geração do Ypsilon, a Lancia emplacou 2.208 carros apenas. Ou seja, despencou 72,7% nas vendas.

Lancia vai para a frente?
Mas o que aconteceu de errado? Basicamente são vários fatores. Das marcas da Stellantis que perigam fechar, Lancia e Chrysler são as com a maior possibilidade. O grupo vai investir forte na marca italiana e promete lançar SUVs e um sedan muito em breve, mas o Ypsilon tem que segurar as pontas sozinho por um tempo.
O problema é que ele não passa de um Peugeot 208 com design mais polêmico, interior mais refinado e com uma bandeja no meio do console. As gerações anteriores, ainda que dividissem plataforma e componentes com carros da Fiat, ainda traziam estilo substancialmente diferentes dos primos. O novo modelo deixa claro ser um 208 frufru.

Além disso, o preço do Lancia Ypsilon é substancialmente maior do que do Peugeot 208 e do Opel Corsa, carros tecnicamente idênticos. Como comparação, o Ypsilon de entrada sai por 23.900 euros, ao passo que o 208 top de linha custa 24.340 e é mais equipado. Já o Corsa chega até a 18.400 euros, mas é menos equipado. Os valores consideram só os modelos a combustão.
Você acha que a Lancia vai se salvar ou a marca está fadada a ser fechada pela Stellantis? Conte nos comentários.