Eletrifica ou não?

Stellantis garante que vai manter motores a combustão 

Embora mantenha seu compromisso com a eletrificação, a Stellantis garante que vai seguir produzindo motores a combustão onde houver demanda

Alfa Romeo Junior [divulgação]
Alfa Romeo Junior [divulgação]

A Stellantis é um dos grupos mais comprometidos com a eletrificação. No entanto, mesmo com essa política, o megagrupo automotivo não vai desistir completamente dos propulsores a combustão. Ao menos nos mercados que ainda mantiverem alguma demanda por eles.

Segundo a CFO da Stellantis, Natalie Knight, alguns dos próximos modelos das marcas do grupo podem ter versões elétricas no começo, mas depois eles devem ter versões híbridas ou até mesmo somente a combustão. No entanto, a executiva reforça que essa estratégia só será adotada se houver uma demanda clara do mercado.

Ainda de acordo com a executiva, a estratégia da Stellantis é manter o foco na eletrificação da gama, mas seguindo a linha de um certo limite entre o desejo dos consumidores, ao mesmo tempo que reforça a transição energética do grupo. Por isso, dos 25 novos produtos do grupo automotivo para este ano, 18 serão elétricos.

Novo Peugeot 5008 [divulgação]
Novo Peugeot 5008 [divulgação]

Plataforma multienergética da Stellantis

Essa estratégia da Stellantis só é possível porque os novos projetos vão utilizar plataformas multienergéticas. Com isso, mesmo que um carro nasça como elétrico, ele pode ser convertido para híbrido ou a combustão com o passar dos anos. O inverso também é possível, com um modelo começando com versões a gasolina e depois recebendo configurações elétricas.

Segundo o site Wards Auto, há um outro motivo para essa mudança de pensamento. O balanço financeiro da Stellantis não foi positivo no primeiro trimestre de 2024. As receitas caíram 12% em comparação com o mesmo período de 2023, o que acendeu um sinal de alerta no grupo.

Dodge Hornet [divulgação]
Dodge Hornet [divulgação]

Apesar dessa queda financeira, a Stellantis tem tido mais sucesso com os modelos híbridos plug-in nos Estados Unidos. Por lá, as vendas desses veículos cresceram 79%, o que indica que há uma demanda por essa motorização. Jeep Wrangler, Jeep Grand Cherokee e Dodge Hornet foram os PHEV mais vendidos nos Estados Unidos.

Acredita que a Stellantis está certa em adotar esta estratégia? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Thunderbird: o retrô da Ford que poderia ter dado certo

>> Tradição do Jeep Grand Cherokee será quebrada pela Stellantis

>> Peugeot 2008 entra em promoção antes da chegada da nova geração