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Stellantis e Samsung pedem empréstimo bilionário para fazer baterias 

Stellantis e Samsung querem fabricar baterias para abastecer 670 mil carros por ano. Para isso precisará de empréstimo de US$ 6,5 bilhões 

Stellantis e Samsung pedem empréstimo para fazer baterias nos EUA
[divulgação] | Imagem de divulgação

A StarPlus Energy, empresa fruto da Joint Venture entre Stellantis e Samsung pode receber um empréstimo de US$ 7,6 bilhões do Departamento de Energia dos Estados Unidos para estabelecer duas plantas, o que garantirá o fornecimento de baterias para 670 mil veículos/ano. 

De acordo com o cronograma da Stellantis e da Samsung a primeira fábrica iniciará as atividades já em 2025 – a segunda em 2027. Com as duas novas fábricas, a expectativa é que sejam criados cerca de 3.200 empregos na construção e até 2.800 empregos operacionais.  

Há alguns dias a Rivian teve um empréstimo aprovado de US$ 6,5 bilhões para construir uma planta no Estado da Geórgia. Se o empréstimo para a Joint Venture da Stellantis e Samsung também for aprovado em breve teremos duas plantas em Kokomo, Indiana, para produzir 67 GWh de capacidade/ano para equipar os veículos elétricos da Stellantis na América do Norte. 

Jeep Avenger The North Face Edition cinza com detalhes em preto
Jeep Avenger The North Face Edition [divulgação]

Próximos passos para o empréstimo para Stellantis e Samsung 

No entanto, por enquanto são só planos, já que o acordo ainda não está fechado. Antes do empréstimo ser aprovado ou não, a StarPlus passará por algumas análises para saber se a empresa cumpre as condições técnicas, legais, ambientais e financeiras. Vale lembrar que por se tratar do Departamento de Energia dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump também tem influência sobre essa decisão. 

O Departamento de Energia vê com otimismo a criação das novas plantas para produção de baterias para abastecer os carros vendidos nos EUA. “O projeto irá expandir muito a capacidade de fabricação de baterias de VE na América do Norte e reduzir a dependência da América de nações estrangeiras adversárias como a China, bem como outras fontes estrangeiras de baterias de VE”.  

Imagem da traseira do Jeep Recon com pouca camuflagem
Jeep Recon [Carscoops]

Vale citar que a gigante Stellantis está enfrentando um momento crítico após Carlos Tavares renunciar cargo de CEO no último domingo (01). De acordo com a fabricante, a cadeira permanecerá vazia até 2025. Até lá, o comitê executivo interino estabelecido e liderado pelo presidente John Elkann ficará a cargo das novas decisões. Agora é aguardar os próximos capítulos.  

O que você achou do empréstimo bilionário para a Stellantis e Samsung produzirem baterias? Conte nos comentários!