Daqui a pouco ele aparece por completo

Stellantis começa a produzir Citroën Basalt no Brasil

A Stellantis já deu o pontapé inicial e a Citroën começou a produzir o SUV cupê Basalt em larga escala no Rio de Janeiro

Citroën Basalt
Citroën Basalt [Divulgação]

Um dos próximos lançamentos na categoria de SUVs que promete acirrar ainda mais o segmento é o Citroën Basalt. A chegada dele está marcado para acontecer muito em breve, já que o SUV cupê francês teve sua produção em larga escala iniciada recentemente na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro.

Ele faz parte da linha C-Cubed da marca francesa e virá para complementar o portfólio da marca ao lado do hatch compacto C3 e dos SUVs (também compactos) C3 Aircross e C4 Cactus. Seu projeto faz parte de um ciclo de investimento de R$ 3 bilhões que vão durar entre 2025 e 2030.

Segundo Emanuele Capellano, presidente da Stellantis para América do Sul, o polo automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro, é bastante estratégico para o conglomerado. Ele também disse que começar a produção do Citroën Basalt celebra um futuro promissor para a planta. Ampliação da produção, geração de empregos e mais fatores são destaques dessa novidade.

Citroën Basalt
Citroën Basalt [Divulgação]

Fiat Fastback de Paris

O Basalt tem como principal chamariz ser um SUV compacto cupê, sendo como uma cópia do Fiat Fastback. Ele terá porte encorpado e será montado a partir da plataforma CMP. O conglomerado não deu números, mas disse que ele terá uma elevada altura em relação ao solo e isso o ajudará a enfrentar as pavorosas ruas brasileiras.

Todo o projeto do Citroën Basalt foi desenvolvido na América do Sul. Ele mede 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e o entre-eixos é de 2,65 m. Seu porta-malas leva 470 litros e o tanque de combustível 45 litros. Ele terá versões mais baratas e as mais caras vão contar com o motor 1.0 turbo T200.

Citroën Basalt
Citroën Basalt [Divulgação]

Ele rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque e trabalha em união com câmbio automático do tipo CVT e que simula sete marchas. Direção elétrica, freios dianteiros ventilados e a tambor na traseira, suspensão McPherson na dianteira e barra de torção na parte de trás são destaques na parte mecânica. A expectativa é que seu posicionamento fique entre o hatch C3 e o SUV compacto que pode levar até sete pessoas, o C3 Aircross.

Está animado para saber como é o Citroën Basalt de perto? Você acha que ele fará sucesso por aqui? Conte nos comentários