Novidades nas vans

Stellantis atualiza Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert

Além da mudança visual das três vans, a Stellantis aproveitou para adicionar mais recursos voltados para as frotas nas vans

Citroën Jumpy [divulgação]
Citroën Jumpy [divulgação]

Para quem possui um e-commerce, trabalha com entregas ou transporte executivo as vans podem ser uma alternativa lucrativa. Sabendo disso, a Stellantis apresentou simultaneamente a linha 2025 dos modos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, que chegam com mudanças visuais seguindo a identidade visual dos fabricantes. 

Esses três veículos urbanos leves (VULs) passaram a exibir os novos para-choques dianteiros, faróis e grade do radiador redesenhados, enquanto o desenho das rodas de 16 polegadas (igual para todos) deixa à mostra os freios a discos nas quatro rodas, sendo ventilados no eixo dianteiro e sólidos atrás. Na traseira, a maior mudança está na logotipia revisada. 

Mudados por fora, ao abrir a porta surgem algumas novidades. Com capacidade de acomodar até três passageiros na dianteira, entre eles, aparece o novo quadro de instrumentos, o volante redesenhado regulável em altura/profundidade, as saídas de ar reposicionadas para aprimorar a refrigeração da cabine, assim como o novo compartimento acima da alavanca de câmbio para guardar objetos. 

Peugeot Expert [divulgação]
Peugeot Expert [divulgação]

O multimídia foi substituído por um rádio com tela sensível ao toque de 5 polegadas e Bluetooth, e a quantidade de porta-objetos no habitáculo totaliza mais de 41 litros. De série, os utilitários da Citroën, Fiat e Peugeot ganharam a direção assistida eletricamente para aumentar o conforto e facilitar o dia a dia de quem trabalha na rua.

De série, ainda estão disponíveis controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (incluindo para manobras em ré), vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurnas (DRL) e faróis de neblina e airbags frontais para os três ocupantes.

Stellantis
Fiat Scudo [divulgação]

Motor das vans da Stellantis

Sob o capô, os novos furgões são equipados com o motor 1.5 HDi turbodiesel casado ao câmbio manual de seis marchas oferecendo 120 cv e 30,6 kgfm. Construídos sobre a plataforma EMP2 eles medem 5,30 m de comprimento, 2,20 m de largura (incluindo os retrovisores), 1,98 m de altura, 3,20 m de entre-eixos. 

Os Novos Jumpy, Scudo e Expert podem carregar quase 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 m³ de volume. O acesso ao compartimento é facilitado pela porta lateral corrediça, assim como pelas portas traseiras com abertura de 180º. Com um PBT (Peso Bruto Total) de 3.212 kg, na versão cargo, permite que qualquer motorista com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B, a mesma de carros de passeio. 

Fiat Scudo [divulgação]
Fiat Scudo [divulgação]

A segurança foi evidenciada e os novos utilitários passam a oferecer uma nova estrutura nas portas, novo trilho da porta lateral e reforços estruturais aplicados na carroceria.

Todas as novas vans podem ser convertidas em veículos de passeio 7+1 lugares, minibus 10+1 lugares, ambulância, refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até motorhome. Citroën, Fiat e Peugeot ofertam a linha 2025 do Jumpy, Scudo e Expert a partir de agosto em duas versões: Cargo (R$ 211.990) e Vitré/Multi (R$ 217.990), com garantia de três anos.

Para quem possui frotas

O sistema de conectividade é uma das novidades dos utilitários, com uma ferramenta de gestão e monitoramento de frota. O Connect Fleet (Citroën) My Peugeot Pro (Peugeot) / Connect////Me | Gestão de Frotas (Fiat) faz a gestão de frotas por um aplicativo em que o cliente monitora diferentes parâmetros do veículo à distância, como quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade.

Stellantis
Fiat Scudo [divulgação]

Com essas informações, permitindo gerar relatórios, que podem incluir até telemetria (aceleração, frenagem e curvas),possibilitando um acompanhamento da frota, com otimização e redução operacional. 

O sistema de rastreamento também cria cercas eletrônicas, com avisos e alertas automáticos quando o veículo sai do perímetro pré-estabelecido. Além disso, o sistema oferece a opção de recuperação veicular em caso de furto e roubo.

Promocionalmente, de acordo com a Stellantis, o Connect Fleet dos Novos Citroën Jumpy, My Peugeot Pro Peugeot Expert, e Connect////Me | Gestão de Frotas no Fiat Scudo serão oferecidos gratuitamente aos clientes por um período de 12 meses.

O que achou das novidades das vans da Stellantis? Deixe nos comentários a sua opinião.