A gigante automotiva Stellantis passou a ser comandada por John Elkann, presidente do conselho administrativo, após a renúncia de Carlos Tavares no início deste mês. Paralelamente à situação conturbada, foi anunciado um aporte de dois bilhões de euros (aproximadamente R$ 13 bilhões, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas) na Itália no próximo ano.
Essa quantia beneficiará algumas marcas do grupo Stellantis, como Abarth, Alfa Romeo, DS, Jeep e Lancia, garantindo o funcionamento de todas as fábricas italianas da empresa. O polo produtivo da Maserati, localizado em Modena, passará a ser um novo centro de veículos de luxo e esportivos da Stellantis.
Além disso, novas vans elétricas deverão ser lançadas até 2027, assim como uma variante híbrida do Fiat 500 (Cinquecento), que começará a ser produzida até o final de 2025.
Da fábrica de Pomigliano D’Arco sairão dois veículos inéditos a partir de 2028, ambos construídos sobre a nova arquitetura STLA Small, a qual ainda não foi oficialmente apresentada. Ao que tudo indica, a apresentação deverá ocorrer entre o final do próximo ano e o início de 2026. Essa nova base dará origem a modelos compactos, sempre híbridos e/ou elétricos.
A STLA Small substituirá a CMP/e-CMP, que é empregada nos modelos Peugeot 208 e 2008, Citroën C3, Aircross e Basalt. Isso sugere que as próximas gerações desses modelos serão feitas sobre a nova base.
Outros futuros lançamentos da Stellantis
No polo produtivo de Melfi, a Stellantis divulgou a fabricação de variantes híbridas e elétricas do Lancia Gamma, DS8 e DS7, além do mais importante de todos, o Jeep Compass. O utilitário esportivo médio estará em nosso mercado com chegada prevista para 2026. Outra marca sob o guarda-chuva da Stellantis, a Alfa Romeo, também terá lançamentos importantes.
Na fábrica de Cassino, serão três novos modelos. Aliás, a partir do próximo ano, o Stelvio receberá uma nova geração, enquanto em 2026 chegará o sucessor do Giulia, também em versões híbridas e elétricas. Mais um modelo da marca está na lista de futuros lançamentos, mas segue em segredo, de acordo com informações da Quatro Rodas.
O que você espera da próxima geração do Jeep Compass? Caso seja dono ou ex-proprietário compartilhe a sua experiência nos comentários!