O Smart #5 é o novo SUV da marca, com tamanho similar ao do BMW X3, tornando-se o maior e mais espaçoso carro já fabricado pela Smart. De acordo com o documento do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), a versão de produção do Smart #5 tem 4,70 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,70 m de altura e 2,90 m de entre-eixos.
A novidade é um concorrente do Audi Q5, Mercedes-Benz GLC e BMW X3, com dimensões próximas às do Tesla Model Y.
A versão de produção do Smart #5 possui uma distância em relação ao solo menor comparada ao conceito apresentado no Salão de Beijing deste ano, e os pneus todo-terreno foram substituídos por um conjunto para asfalto.
Apesar dessas mudanças, foram mantidos o rack de teto, as portas suicidas (abertura invertida), bem como os faróis, lanternas e maçanetas embutidas.
Os para-choques são ligeiramente diferentes e exibem um skid plate na dianteira. Entre as opções disponíveis de motores: as versões com tração traseira oferecem 340 ou 363 cv, produzidos por um único motor elétrico montado no eixo traseiro e alimentado por uma bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP).
Já as variantes AWD utilizam baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC), fornecendo energia para um propulsor elétrico que gera um total combinado de 637 cv.
A bateria possui uma capacidade de 100 kWh, podendo recarregar de 10 a 80% em apenas 15 minutos e, de acordo com a empresa, o alcance máximo declarado é de até 549 quilômetros no ciclo WLTP.
A Smart confirmou que o modelo #5 estará pronto para produção no segundo semestre deste ano. Além da China, ele também será vendido na Europa. Os tempos em que os carros da smart eram definitivamente pequenos ficaram para trás!
O que você achou do novo modelo da smart? Escreva a sua opinião nos comentários!