SUV elétrico e moderno

Smart #5 aposta em autonomia gigantesca e muita tecnologia

Agora em nova fase, a Smart aposta suas fichas no SUV elétrico #5, que tem cabine tecnológica e autonomia de 740 km

Smart #5 [divulgação]
Smart #5 [divulgação]

O Smart #5 foi revelado oficialmente e segue o processo de renovação da marca. Se antes ela era uma fabricante do grupo Mercedes-Benz, agora a Smart está mais atrelada à Geely, que também é dona da Volvo. Por isso, o novo SUV em nada lembra os antigos modelos da empresa, e aposta em uma ampla autonomia e bastante tecnologia.

Com porte de um Mercedes-Benz GLC, o novo SUV é completamente elétrico. O seu desenho segue o mesmo estilo dos carros mais recentes da Smart, com faróis e lanternas com layout semelhante, carroceria quadradona e poucos vincos. As maçanetas ficam camufladas nas portas também, como acontece com alguns carros da Tesla.

Em relação ao tamanho do modelo, o novo Smart #5 tem 4,70 m de comprimento e entre-eixos de 2,90 m. Dessa forma, é esperado que o novo SUV elétrico da marca ofereça um bom espaço para ocupantes e bagagens. 

Smart #5 [divulgação]
Smart #5 [divulgação]

Autonomia do Smart #5

Um dos pontos positivos do SUV é a sua autonomia. Completamente elétrico, o modelo pode rodar por até 740 km com uma única carga, mas este número foi obtido pelo ciclo chinês, que costuma ser mais otimista. Na vida real, a autonomia deve ser menor. A bateria tem 100 kWh de capacidade, e pode ter 80% da carga carregada em 15 minutos.

Oficialmente, os dados de potência não foram divulgados. No entanto, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China entregou os números. Dessa forma, ele pode ter até 358 cv, na versão com apenas um motor na traseira, e até 422 cv, nos modelos com dois motores.

Smart #5 [divulgação]
Smart #5 [divulgação]

Interior tecnológico

Se o exterior aposta em um visual mais retilíneo, o mesmo não pode ser dito da cabine. O painel é arredondado e aposta em diversas telas. Há um painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas, e outras duas telas de 13 polegadas. A central é a responsável pelo multimídia, e conta até mesmo com assistente de voz com inteligência artificial generativa. 

É possível até mesmo transformar o interior em uma cama king-size, queen-size ou de solteiro, de acordo com a configuração feita nos bancos. Há diversos porta-objetos e um frunk debaixo do capô.

Smart #5 [divulgação]
Smart #5 [divulgação]

A nova fase da Smart já tinha sido inaugurada em outros modelos, mas o #5 chega para confirmar que a fabricante está em um novo momento. Resta saber como o mercado vai reagir a isso, e se a empresa terá sucesso nesta nova empreitada.

O que achou do novo Smart #5? Deixe nos comentários a sua opinião.