O Skoda Kylaq, primo do Volkswagen Tera, que chegará ao nosso mercado a partir do próximo ano, foi lançado no mercado indiano, sendo o terceiro modelo da marca checa desenvolvido localmente, após o SUV Kushaq e o sedã Slavia, um primo de baixo custo do VW Virtus na Índia.
Exibindo uma linguagem de design moderna, os faróis são divididos, um estilo semelhante ao da Fiat Toro e do Renault Kardian. Além disso, a grade do radiador finalizada em preto brilhante possui filetes verticais.
Ainda falando do design do SUV da Skoda, o exterior também apresenta revestimentos plásticos aparentes nas caixas de rodas, nos para-choques dianteiro e traseiro, no rack de teto e na porção inferior da carroceria, conferindo o tão ar de robustez apreciado pelos clientes de utilitários esportivos.
No mercado indiano, o Skoda Kylaq estará disponível em cinco tonalidades externas, incluindo a cor Olive Gold, destacada nas fotos. Embora seja um projeto econômico, o SUV não descuida do interior, projetado para até cinco passageiros.
Interior com telas
Ao abrir a porta, os destaques são o quadro de instrumentos de oito polegadas, o sistema multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, e o carregador de smartphone por indução. Outras comodidades incluem os ajustes elétricos do banco do motorista ventilado em seis posições.
A lista de itens de série ainda contempla ar-condicionado com controle automático de temperatura e teto solar elétrico, muito requisitado pelos consumidores indianos. Embora não tenha nenhum sistema ADAS de auxílio à condução, o Skoda Kylaq traz seis airbags, além de faróis e limpadores automáticos.
Construído sobre a arquitetura MQB-A0, uma versão mais simples da MQB do Grupo Volkswagen para mercados emergentes, o Skoda Kylaq é o primo do Volkswagen Tera, que chegará ao nosso mercado no próximo ano para dividir as atenções contra o Fiat Pulse e o Renault Kardian.
Dimensões e sob o capô do Skoda Kylaq
Com 3,99 m de comprimento, o Kylaq é o menor produto da Skoda na Índia, posicionado abaixo do Kushaq (4,22 m) e do Kamiq (4,24 m), enquanto oferece 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas possui uma capacidade volumétrica de 446 litros.
Sob o capô, o motor de três cilindros 1.0 turbinado entrega 113 cv e 18,1 kgfm. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático. Os números de desempenho permitem ao primo do Volkswagen Tera acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, com velocidade máxima de 188 km/h.
O novo utilitário esportivo da marca checa chegará à Índia no próximo ano com um preço inicial de US$ 9.400 (aproximadamente R$ 56.357, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo impostos e taxas).
Conte nos comentários quais são as suas expectativas com o Volkswagen Tera, que chegará ao Brasil no próximo ano!