
Os efeitos das altas tarifas impostas por Donald Trump já podem ser sentidas, principalmente no setor automotivo. Preocupada com a situação financeira da Alfa Romeo e da Maserati, a Stellantis pediu ajuda para uma empresa de consultoria. Elas estão duramente afetadas, já que importam seus modelos para os Estados Unidos. O que será que vai acontecer?
Quem adiantou alguns detalhes foi o Automotive News Europe. De acordo com o portal estrangeiro, o conglomerado que cuida da Jeep e Peugeot solicitou ajuda da empresa McKinsey and Company, especialista em consultoria. O principal problema das marcas de esportivos é que elas não produzem seus veículos em solo norte-americano.
Desse modo, dependem das importações. Só que, qualquer modelo que desembarque nos Estados Unidos, logo sofre com uma taxa de 25% em cima do seu preço. Isso faz com que o valor final dos modelos não seja tão atrativo perante os veículos rivais. Além disso, a Stellantis está preocupada também com as vendas acumuladas da Alfa Romeo e da Maserati.

Qual será a decisão?
Em 2024, a Alfa Romeo anotou apenas 8.865 carros vendidos nos Estados Unidos, uma queda em relação ao número anotado em 2023. Já a Maserati está com uma situação pior. Em todo o ano passado, ela acumulou míseros 4.819 veículos na região. Vale lembrar que no período não havia as tarifas cobradas atualmente. Ou seja, com elas em vigor, o cenário tende a piorar.
Por isso, a Stellantis até já desenhou algumas opções para sair dessa situação indelicada. O conglomerado pode unir a Alfa Romeo e a Maserati com outras fabricantes ou até vendê-las. Por enquanto, a consultoria da McKinsey ainda segue analisando criteriosamente o cenário. O Motor1.Com até tentou contatar o conglomerado sobre o tema, porém a resposta obtida foi que os consultores foram chamados para darem uma ajuda sobre as tarifas.
![Maserati GranTurismo [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/07/PdETn7h7-maserati_granturismo_modena_9_edited-1320x791.webp)
Ainda assim, a Alfa Romeo segue desenhando planos para o futuro. Tanto é que seu SUV-cupê Stelvio foi visto em testes há pouco tempo e o sedan Giulia pode se tornar um SUV e ser lançado no próximo ano. Já a Maserati cancelou o projeto do esportivo MC20 elétrico, mas segue projetando novidades para o futuro.
Você gosta dos carros da Maserati e da Alfa Romeo? O que acha das tarifas impostas por Donald Trump? Conte nos comentários