A chinesa Seres chegou ao Brasil em julho de 2023. Mas sua estreia por aqui não foi tão rentável como ela esperava, tanto que paralisou as vendas em julho deste ano para reestruturação do seu modelo de negócios no mercado brasileiro. Porém, a pausa que iria durar apenas um trimestre passará de um semestre.
Em entrevista ao site da Quatro Rodas, José Augusto Brandimarti, chefe de operações da Seres Brasil, confirmou que a marca retomará a operação de vendas no Brasil apenas no primeiro trimestre de 2025, mas não informou o mês. As duas lojas físicas da marca que ficavam em Alphaville (SP) e Rio de Janeiro (RJ) foram fechadas.
Porém, a marca informou que segue em atendimento através do site e confirmou que continua realizando os processos de importação e fornecimento de peças, além dos serviços aos clientes. Na nova fase da Seres no Brasil, a China participará diretamente. No início a operação era feita por uma representante da marca no país.
A Seres entendeu que o modelo de vendas diretas pela internet não é como o brasileiro gosta de comprar carro, especialmente de uma marca completamente nova no mercado. Sendo assim, a fabricante está negociando com alguns grupos de concessionárias para representar a marca no Brasil. Na entrevista, Brandimarti informou que já 15 grupos interessados, mas optou por não revelar os nomes.
O que atrapalhou a Seres no Brasil?
De acordo com a Seres o tempo de homologação dos carros no Brasil desacelerou seu ritmo de lançamentos. A fabricante ressaltou que os laboratórios credenciados estavam com as agendas cheias, o que gerou atraso para homologação de novos modelos. Mas sabemos que o modelo de vendas pela internet também gerou prejuízos para a adesão da marca pelos consumidores.
O chefe de operações da Seres Brasil também contou que na nova fase, a marca manterá os modelos que estavam sendo vendidos no país. Estamos falando do Seres 3, o Seres 5 e o Seres M7. Além deles, a marca também promete novos carros híbridos para 2025, isso inclui o modelo E5, um SUV híbrido plug-in.
O que será da nova fase da Seres no Brasil? Conte para nós nos comentários.