Não é nenhuma novidade falar que a cada lançamento a Tesla choca o mundo. Foi assim com o Model X, Model S e a caminhonete Cybertruck. Enfim, após um longo período de especulações e teasers, a empresa de Elon Musk revelou o Cybercab.
Inspirado no Cybertruck, o Cybercab é um robotaxi e, ao contrário de outros protótipos desse tipo de veículo nos últimos anos, ele pode ser comprado por consumidores comuns.
Ele apresenta a mais recente tecnologia de direção autônoma da Tesla, com a produção iniciada antes de 2027, estando disponível para compra por menos de US$ 30.000 (aproximadamente R$ 167.493, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo impostos e taxas). Será que a Tesla cumprirá esse cronograma?
O que é o Tesla Cybercab
O Cybercab foi desenvolvido sem pedais e volante, mas a Tesla precisa conseguir a aprovação regulatória das autoridades antes de iniciar a comercialização. Com linhas limpas e fluidas, a dianteira é dominada por uma barra de LED contínua, além de uma inovação nunca antes vista nos carros da marca: as portas com abertura vertical no estilo borboleta, inspiradas nos hipercarros.
A aerodinâmica foi extensivamente trabalhada para promover mais eficiência e alcance puramente elétrico. Não há retrovisores tampouco vidro traseiro. Afinal, o carro se conduzirá sozinho e não há necessidade de olhar para trás para enxergar os outros motoristas.
O interior tem espaço para dois ocupantes que viajam sem o menor esforço e estresse, além do painel ser dominado por uma grande tela multimídia responsável por enviar as informações do percurso, assim como cuidar do entretenimento a bordo.
Apesar disso, nenhum detalhe técnico foi fornecido pela empresa de Elon Musk, nem a autonomia total com a bateria cheia. A única informação é de que o robotaxi da Tesla tem capacidade de ser usado constantemente no dia a dia.
Cybercab não é a única novidade
Além do robotaxi Cybercab, a Tesla aproveitou a ocasião para mostrar o Robovan, a interpretação de Elon Musk para um ônibus totalmente elétrico e autônomo, capaz de transportar até 20 pessoas ou servir de transporte de mercadorias.
Nenhum detalhe profundo foi divulgado a respeito do Robovan. No entanto, assim como o robotaxi, também não há pedais ou volante. O design futurista evoca uma cápsula do tempo saída de um filme de ficção, com grandes vidros e iluminação de LED.
Você acha que esses produtos da Tesla terão sucesso no futuro? Escreva a sua opinião nos comentários!